quinta-feira, 18 de abril de 2013

Crescimento & medição das tartarugas

As tartarugas, provavelmente como a grande generalidade dos seres vivos, crescem mais depressa nos primeiros anos, e depois vão continuando a crescer, mas a diferença torna-se quase impercetível, pelo menos para mim é, e às vezes parece mesmo que deixaram de crescer, mas quando as medimos vemos que não, que continuam a crescer.

Se quisermos então saber, concretamente, qual a evolução do crescimento de uma tartaruga, teremos de as medir e fazer um registo,  para que seja possível comparar a evolução ao longo do tempo. 

Por norma as tartarugas medem-se pelo comprimento, em linha reta,  da carapaça


Mas o importante é medir usando sempre o mesmo método para que se possa aferir a correta evolução do crescimento do animal. 

No que se refere às minhas tartarugas tinha-as medido a 31 de maio do ano passado e as duas de manchas vermelhas que tenho comigo há mais tempo tinham 18,5 e 21cm. 
Media-as hoje novamente e agora têm 20 e 22cm respetivamente. 
Hoje, e pela primeira vez, medi também a largura e as medidas são 15 e 16.5cm.

A última de manchas vermelhas que adotei tem 19,5cm x 16,5, ou seja, apesar de ser mais pequena que as outras duas, tem a mesma largura que a maior, o que não deixa de ser curioso. 

A mais pequena de todas, a hieroglyphica, tinha no ano passado 11 cm, hoje já tinha 14cm de comprimento, por 11cm de largura. 

Numa fotografia com elas todas juntas consegue-se ter uma perceção melhor dos tamanhos das três tartarugas de manchas vermelhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário