segunda-feira, 13 de maio de 2013

Temperaturas e termómetros - Tirar as teimas


Já por diversas vezes comentei com amigos que em minha casa no verão facilmente a temperatura ultrapassa os 50º, e sempre reparei que o pessoal ficava assim meio naquela do "ele deve estar para ali a dizer uma barbaridade" isto sabendo eu que não serei conhecido por dizer mentiras.

Eu argumentava sempre que era o que o termómetro marcava, e apesar do aparelho já ter uns quarenta anos ou mais, sempre achei que as coisas que hoje são velhas, naquele tempo eram feitas para não avariar, precisamente o contrário do que se faz hoje em dia, mas também eu, por vezes, lá no fundo me questionava - será o que termómetro está mesmo bem?

Então por via das dúvidas, este fim de semana, e quando passava os olhos na secção de jardinagem de uma grande superfície comercial, resolvi gastar 1€ num termómetro que foi fabricado lá longe na China, para tirar as teimas, se o meu velhinho termómetro estava realmente bem ou não e para deixar de ouvir os mesmos comentários, que eu estava louco se acreditava, que em minha casa, poderia, como eu dizia, a temperatura ultrapassar os cinquenta graus visto que não moro no deserto!

Mas o problema começa logo aí, nos cinquenta graus, é que o pobre do termómetro que comprei vai até aos cinquenta graus!! Pensei logo "isto não vai aguentar"!

Passava pouco das duas da tarde, os termómetros estavam colocados no muro que delimita o espaço das tartarugas e acho que a fotografia é bem reveladora: