quinta-feira, 27 de junho de 2013

Amanhecer no lago

Hoje ocorreu-me uma ideia parva, de captar o sol a chegar ao lago  e ver as movimentações das tartarugas, saber quando e qual seria a primeira a sair da água, e ir vendo o que se ia passando seguidamente.
- A primeira fotografia foi tirada às 8h04
- A primeira tartaruga a sair cá para fora foi a mais velha às 9h04 mas saiu e voltou para o lago, também pudera ainda não dava para apanhar sol nenhum!
- Às 9h38 voltou a sair e desta vez por ali ficou
- Às 9h47 saiu a maior tartaruga
- Só depois das 10h20 saiu a última elegans e a hieroglífica
- Às 11h25 finalmente a troosti decidiu-se a vir vá para fora

Excesso de calor e tempo livre deu nisto:


4 comentários:

  1. Ola outra vez.
    Já percebi que fizeste uma vala e que colocaste um passador que funciona através da gravidade. Gostava era de saber como fizeste a ligação ao próprio lago em pvc. Penso que terás uma mangeira com a ponta fechada e que a tenhas "colado" ao lago só gostava de perceber melhor como fizeste essa colagem para não haver perdas de agua.
    Obrigada
    SCarapeto

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Sim, eu que passei um tubo a fazer de esgoto para esgotar a água. Fez-se o buraco no lago, e depois levou um casquilho roscado que pode ser no fundo em "joelho" (curva) e depois leva uns vedantes e é apertado contra o próprio lago. São acessórios simples que podem ser comprados em qualquer drogaria que venda material de pichelaria.
    De qualquer das formas, tive esse trabalho todo e se fosse hoje não estava com isso, porque uma simples bomba de água (que custa 25€) esgota rapidamente a água toda. E é o que tenho usado agora, bombeio a água para dois bidões que tenho nas traseiras da casa e depois uso a água para regar e fertilizar as plantas e jardim. Se fosse hoje não tinha feito esgoto nenhum porque deu imenso trabalho que não justifica, mas é como tudo estamos sempre a aprender!

    ResponderEliminar
  3. Bela vida de tartaruga!! Que inveja saudável! Dar uns mergulhos, apreciar a natureza e tomar banhos de sol sem a preocupação do cancro e das rugas ;) Gostei muito de ver o amanhecer! Deu-me vontade de ir para a praia! Agora falta o entardecer :)
    (Cláudia)

    ResponderEliminar
  4. É verdade, elas ali não sentem nem a crise, nem o stress, nem se dão à depressão - ok a outra por estes dias andou a chorar é verdade! - mas não passam por todos os outros problemas que o Homem inventou para complicar a sua própria vida.
    Praia sim, mas mesmo só de manhã que este "2013 verão mais frio de sempre" pode sempre esturricar uma pessoa!
    O entardecer não sei se fará muito sentido, porque depois que as heras tamparam completamente a rede, a partir das 4 da tarde deixa de bater o sol direto no lago, e seria um entardecer um bocado cedo demais... não sei. Mas eu vou sempre inventando qualquer coisa parva para ir atualizando o blog!!

    ResponderEliminar