quarta-feira, 3 de julho de 2013

A comida que se compra

Já por diversas vezes que falei aqui sobre a alimentação das tartarugas, mas hoje gostaria de me debruçar exclusivamente sobre a comida que compramos.
Podemos dar às nossas tartarugas alimentos vivos como os caracóis, lesmas, gafanhotos, grilos, lesmas etc, temos os vegetais e fruta e ainda as plantas aquáticas, e podemos também dar carnes brancas ou peixes de rio e depois temos a ração específica vendida nas lojas de animais ou nos hipermercados local onde eu costumo comprar.

A vantagem da ração é termos ali à mão comida sempre disponível, já preparada e não termos de andar a cortar umas aparas de carne ou peixe, ou à caça de invertebrados - apesar de estes também poderem ser criados em casa com esse fim - mas no fundo é uma forma prática e rápida de alimentar as bichas. E não esquecer também algo muito importante, a comida que damos às tartarugas deve ser toda consumida e não afundar no aquário ou lago, pois será, além de mais uma fonte de porcaria que irá sujar a água mais rapidamente, pode também ser uma fonte de contaminação e causa de infeções, como por exemplo nos olhos das tartarugas de manchas vermelhas.

Mas chegados então à prateleira do hipermercado específica para tartarugas, qual é o cenário com que nos deparamos? Diversos tipos de embalagens, desde as mais pequeninas, às embalagens de 1000mL, vários tipos de granulado e gammarus, uma espécie de camarão que é também vendida com diversas volumetrias, ambos para serem dados conforme o tamanho das tartarugas.

A questão dos gammarus não é de todo consensual, são muito aconselhados nas lojas de animais como sendo o alimento apropriado para tartarugas bem como outros répteis, mas são desaconselhados pelos especialistas, devido ao seu pouco valor nutritivo.
No que me toca, há vários anos que não lhos dou, mas muito também pelo lado económico, no fim de contas comprar um alimento que é  caro, pois tenho de comprar um bom saco e do camarão maior porque tenho tartarugas adultas, e acabar por estar a dar algo que nem é das melhores coisas, quer dizer... seria um bocado parvo.

No meu entender, acho que o importante na alimentação é variar, acho que é a variedade que acrescenta algo, e não simplesmente dar-se sempre, todos-os-dias o mesmo tipo de alimentação.

Mas no hipermercado deu-me para olhar para os rótulos das diferentes comidas para ver se chegava a alguma conclusão, e cheguei a algumas, e se calhar surpreendentes, partindo do princípio que aquela informação que consta do rótulo é fidedigna, isto porque se nós já andamos a comer carne de vaca louca no tempo do cavaquinho, e mais recentemente cavalo em vez de vaca, ou peixes proibidos como sendo o fiel amigo bacalhau, e toda uma série de fraudes que se têm vindo a descobrir na nossa alimentação, porque desde a entrada desde governo do coelhinho, do corta-relvas e dos amigos do gaspar que a ASAE reduziu a sua atividade e foi preciso um jornal, o Diário de Notícias no caso, fazer uma investigação para se descobrir estas situações porque ninguém controla o que andamos a comer. O povo precisa é do exame da quarta-classe e uma enxada na mão e agora pode comer uma qualquer lavagem dos porcos porque senão estiverem bem, podem sempre emigrar e ajudar a baixar o desemprego.
Agora pensem, se na alimentação dos humanos, são as aldrabices que se conhecem, então sabe-se lá o que se poderá passar na comida que é para os animais. Não é nenhuma teoria da conspiração, é só uma desconfiança minimamente razoável.
Numa das marcas de ração, o rótulo, além de não ter os valores nutricionais nem sequer tinha também o volume ou peso da comida! Vamos agora lá saber de que raio de coisas fizeram aquele granulado!! Pode simplesmente ser qualquer coisa!

Mas vamos então às informações desta marca e ver as diferenças entre ração e gammarus:



Gammarus:

Proteína              44%
Martéria gorda      6%
Fibra                  6,5%
Cálcio                   5%

Ração:

Proteína              39%
Matéria gorda    4,5%
Fibra                    2%
Cálcio                3,3%
Fósforo              1,3%

Para um leigo como eu, que nunca tive a paranóia das calorias e nunca andei a olhar para rótulos da embalagens com olho de falcão, o que é que eu retiro disto tudo?
Primeiro a surpresa: então os camarões secos têm mais proteína e mais matéria gorda que a ração? e diz-se correntemente que os camarões não têm qualquer valor nutricional? Isto não é um contra-senso ou é só a minha ignorância a falar?

Depois, como também referi há ouro tipo de ração, comummente aceite como sendo indicada para as tartarugas que é a ração para gato bebé e até comida de peixe de lago. Comparando:

Comida para peixe de lago:

Proteína              28%
Matéria gorda     3,5%
Fibra                     2%
Cinza bruta            7%

Comida para gato bebé:

Proteína              41%
Matéria gorda      20%              
Cinza bruta            8%
Fibra                   2,5%

Ora bem, em jeito de conclusão que é que eu retiro disto tudo?
Os camarões, contrariamente ao que se diz como referi que não têm valor nutricional nenhum têm mais proteína que tudo o resto, que a ração e até que a comida para gato bebé, e esta é a surpresa que eu não estava de facto nada à espera. Há também quem defenda que não se deve abusar da comida de gato bebé pois têm muita proteína, mas afinal isso parece não é de todo verdade.

Esta foi também uma pequeníssima amostragem, não sei se com marcas diferentes, todos estes valores podem variar substancialmente, contudo apesar de isto em nada ter mudado a minha forma de pensar, deixou-me com a pulga atrás da orelha e é bem possível que ainda faça um estudo com uma maior amostragem para ver a que conclusões chego.

4 comentários:

  1. Eu dou ração de gato adulto à minha tartaruga! Ela tem 20 anos e está muito bem de saúde. Come apenas duas vezes por semana. Está errado?

    ResponderEliminar
  2. Eu dou às minhas ração de gato bebé porque foi o que me aconselharam que seria mais ou menos apropriada às necessidades delas, mas por acaso ainda não estive a ver as diferenças entre gato bebe e gato adulto. O problema da ração de gato, neste caso de gato bebé, é ter uma maior percentagem de gordura que a ração específica de tartaruga. Ainda assim para tartarugas que estão em lago e hibernam e passam muitos meses sem comer como as minhas não acho que seja assim tão negativo, pois elas têm de ter reservas de gordura suficientes para aguentarem bem a hibernação.
    Agora aquilo que eu acho que é melhor, é tentarmos dar uma alimentação variada, tendo em conta que há tartarugas que preferem vegetais/ plantas aquáticas como as pseudemys e outras como as de manchas vermelhas que são mais carnívoras e preferem muito mais caracóis, lesmas, peixes, carne etc.
    Mas disse que come duas vezes por semana - como assim? Come duas vezes por semana ração de gato, ou só lhe deita comida duas vezes por semana?

    ResponderEliminar
  3. Só lhe dou ração de gato duas vezes por semana! De resto ela come caracois, lesmas, moscas e mosquitos, minhocas e ainda espinafres que plantei junto ao lago e que eu ponho de forma a tocarem na água. Já experimentei dar raçao de tartaruga e camarão seco e ela nem lhe toca! Comia quando era pequenina e estava em aquario mas agora adulta não come. Só mesmo a ração de gato previamente humedecida em agua. Dou-lhe pedacinho a pedacinho para não sujar a agua... ela quando não quer mais não come, vira as costas e sai da água! Quando chega o frio do Inverno deixa de comer... Mas não chega a hibernar completamente. Movimenta-se muito lentamente pelo terrário.

    ResponderEliminar
  4. Ah pronto, ótimo!
    O problema é que a ração específica para tartaruga é extremamente cara, quer dizer 200g são 25€ como se vê neste artigo que escrevi, eu acho um abuso. E aquilo para cinco tartarugas (três adultas) iria num ápice principalmente agora no verão que elas comem imenso. Há que arranjar várias alternativas mais económicas.

    Mas é estranho a sua não gostar de ração e camarão, talvez por não estar habituada, porque elas costumam adorar camarão! E é claro que a ração não se compara a uns caracóis ou lesmas! É o mesmo que dar ração a um cão ou dar restos! Ele vai sempre preferir os nossos restos!
    Estando no exterior é o normal. A minha hieroglifica a partir de outubro deixo logo de a ver, as outras ainda costumam vir apanhar sol até finais de dezembro, mas claro também depende se vai mais frio ou não. Mas normalmente em meados de novembro já deixam de comer.

    ResponderEliminar