Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Direito de resposta - Fórum "Mundo das Tartarugas"

Como referi numa das primeiras mensagens, a ideia de fazer um blogue, surgiu-me, quando constatei que os dois tópicos que tinha no fórum sobre tartarugas onde participava frequentemente, por si só, já reuniam informação mais do que suficiente, para avançar com toda a longa história da entrada das tartarugas na minha vida, e então, a partir daí, continuar a escrever aqui, tudo o que fosse acontecendo, como se de uma espécie de diário se tratasse, e no fundo, é isso mesmo que é um blogue. Ainda por cima, mais interessado fiquei em avançar, quando constatei que, não existia nada do género na blogosfera, ou pelo menos, que eu tivesse conseguido encontrar, e em português claro.  

E se tive a ideia, ainda bem que avancei com ela. Desde logo porque ter avançado com o Plastrão, foi-me dando imenso gozo ao longo do tempo, foi o meu primeiro blogue, o ponto de partida para depois ter começado outros dois, e por fim, porque há coisa de duas semanas saí do fórum de tartarugas onde estava, há mais de três anos, e não mais lá poderia continuar a escrever sobre a histórias das minhas tartarugas.

O fórum Mundo das Tartarugas era, hoje em dia, o único fórum onde estava, ou melhor dizendo, o único onde estava mas que tinha um mínimo de atividade diária, visto que estou registado noutros, que estão completamente moribundos. Mas há duas semanas saí definitivamente, isto depois de várias fases, em que tinha de me afastar um certo tempo, semanas ou meses, para desenjoar, de algumas coisas que me aborreciam, e depois, lá voltava então a dar sinais de vida. Ia atualizando os meus tópicos, partilhava constantemente muita informação, e escrevia nos outros tópicos como é lógico, mas ultimamente, cada vez menos sobre tartarugas, porque debater sempre o mesmo tema, e os mesmos assuntos também satura. 

Bati com a porta definitivamente, porque os ilustres administradores da coisa, resolveram implementar uma série de regras, que classifiquei na minha última mensagem, de verdadeiramente "anedótico-fascizóides", e a esta hora, ainda me pergunto, como é que, de entre aqueles quatro ou cinco cérebros, a nenhum tivesse ocorrido, se com aquelas mudanças, não estariam a cavar a própria sepultura do fórum?

Um fórum é aquilo que quem o cria quer, e isso para mim é absolutamente pacífico. Tem ou deverá ter as suas regras, e as pessoas aceitam-nas e sentem-se confortáveis com elas, ou então não, mas também são livres de ir para outras paragens. 

O mais curioso nisto tudo, é que eu tive alguma responsabilidade nas várias mudanças que foram ocorrendo no último ano, porque sempre me insurgi contra contra algumas coisas. Desde logo criei um tópico, onde me insurgi contra a total ausência de moderação do fórum. O fórum andava em piloto-automático, as pessoas podiam-se quase insultar à vontade, vender espécies ilegais alegremente, que não se passava nada, pois a administração nunca lá metia os pés. Chegou-se inclusive a discutir a ausência de regras do fórum num outro tópico, e nem aí se deram ao trabalho de ir lá dar a sua opinião. É lógico que quem cria um fórum não tem de estar sempre de "pernas abertas" para estar permanentemente a ver o que se passa no fórum, mas se não tem essa disponibilidade, delega essa função, ou reveza-se com outras pessoas.

A verdade é que depois disto, as coisas foram mudando, a administração lá saiu da hibernação de onde estava, recrutaram um novo moderador, e passaram a estar mais presentes. E fizeram também regras de conduta. Só que de regra em regra, chegaram-se às últimas regras verdadeiramente absurdas! E claro, sempre que há um idiota que cria leis idiotas, há sempre um bando de idiotas que fará tudo para as seguir - nós não vivemos cinquenta anos de ditadura à toa, muito menos foi coisa da responsabilidade de uma só pessoa! Mas não é o meu caso, não gosto, não como, e mal fiquei a saber das novas regras, de imediato apaguei todas as imagens das minhas tartarugas - não fosse violentar alguém - e deixei uma breve mensagem de despedida. 

As minhas razões estou a dá-las aqui, no meu site, onde felizmente ainda posso escrever livremente. Num fórum, que se auto-proclamava de  "Mundo das Tartarugas", passou da noite para o dia, a ser o "Mundo das Tartarugas com Registo de Propriedade"! De um dia para o outro, as Trachemys, passaram a ser tabu! Trachemys? - Shuuuu - não se pode falar, nem publicar imagens, nem sequer se pode ter um avatar com uma fotografia de uma Trachemys! É que leva já com o risco azul da censura! É proibido!

A extraordinária explicação da administração foi "o sentido da informação e a pedagogia é o caminho"! Mas eu gostava de saber - e que alguém me explique porque eu não estou a ver - como é que se informam as pessoas, e mais, como é que se faz pedagogia, escondendo a problemática das Trachemys do fórum? 
Pois eu acho que é precisamente o contrário. É falando livremente dos problemas, confrontando as pessoas com eles, que talvez se vá fazendo alguma pedagogia. 

Invocou-se também a questão da lei. Mas a finalidade da lei, que não faz nada (nem poderia fazer) contra quem não a cumpre, é unicamente alertar as pessoas para não abandonarem as suas tartarugas exóticas na natureza - todas elas, Trachemys ou não! -  porque estão a colocar em sério risco, as nossas tartarugas autóctones. Abriu-se a boca para falar na "Lei", mas eu pergunto: E se em breve todas as tartarugas exóticas passarem a ser proibidas em Portugal (como deveria ser) que é que o fórum vai fazer? Vai falar do quê? Só das duas espécies autóctones que nenhum português pode ter em casa porque estão em vias de extinção?

E muito me admira, que, num fórum, onde supostamente as pessoas defendem as tartarugas, os administradores, sejam os primeiros a implementar a censura às próprias tartarugas, o esconder e varrer para debaixo do tapete, em vez de fazerem precisamente o contrário, pois no meu entender, só falando livremente, é que talvez, se consiga fazer alguma luz nas cabecinhas pouco iluminadas.  

6 comentários:

  1. Olá Konigvs tudo bem?
    Fazes muita falta no forum, mesmo agora que mudaram outra vez para o que estava, anda "morto"... Eles acabaram com o forum.
    Mas tens toda a razão! Falharam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Blopes, obrigado pela visita!
      Por aqui "vai-se andando" como sempre!

      Um "passarinho" contou-me que eles voltaram com a palavra atrás! Eu sinceramente nem sei se ria ou chore! Das duas uma, ou expunham as regras que estavam a pensar implementar às pessoas, e viam o impacto que isso tinha, ou então, depois de as aplicarem, eram homenzinhos e mantinham a palavra. O que fizeram faz lembrar a canalha do governo que diz de manhã uma coisa e à tarde outra! Afinal a "pedagogia" também foi "irrevogável"! Enfim.
      Se era para terem dado cabo do fórum, é preferível estar conforme estava no ano passado, em que os administradores passaram semanas e meses sem lá meter os pés! Estávamos bem e não sabíamos!

      Eliminar
  2. Eu saí de vez.
    Metade do povo já está noutra.
    Não sei se me podes dizer por aqui mas, já fui visitar os outros fóruns e não te vi por lá...fazes parte de algum?
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Eu só fui contactado pela pessoa que estava a avançar com o ABC. Tenho colaborado, e irei registar-me lá, se não for hoje (que já estou a ficar com sono!) será amanhã. Aparecendo vários fóruns, é normal que as pessoas ainda se dividam mais, mas também é legítimo que quem tenha vontade de avançar que avance, e depois as pessoas são livres de escolher onde se sentem melhor. É sempre melhor haver poder de escolha, que, como até agora um só sítio onde a maioria foi escorraçada. Por outro lado, quantos mais fóruns, mais divisão haverá, e seria melhor a meu ver ter um bom fórum com mais gente, que vários com menos. Mas agora só nos resta mesmo é esperar para ver o que acontecerá daqui para a frente.

    ResponderEliminar
  4. Olá a ambos Blopes, Konigvs...
    Finalmente que vos encontrei... Eu também estou registada no Mundo das Tartarugas já vários anos (User: Catarina) mas estive muitos meses ausentes por motivos profissionais e tenho notado que aquilo está muito parado, até porque já lá coloquei 2 posts e ainda não obtive qualquer feedback... Estou a leste do que se poderá ter passado..... seja o que for, tenho pena... Aprendi muito com este fórum e gostava de continuar ligada a algum fórum.... até porque estamos sempre a aprender... :) Se se inscreverem em algum ou conhecerem algum porreiro, pf informem...
    Abraço aos 2 e um óptimo ano!
    Catarina
    catarina.lima.87@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina obrigado pela visita :)
      Eu desde que de lá saí, como é lógico, nunca mais lá fui, nem sei o que se passará por lá, nem estou interessado em saber!
      Entretanto estamos noutro fórum: http://abcdastartarugas.umforum.net/
      Este fórum é recente e ainda tem poucos participantes, e acho que se passará o oposto, temos sempre gente pronta a responder mas como é recente precisa que mais gente se registe mas também participe ;)
      Bom ano para ti também ;)

      Eliminar