quinta-feira, 27 de março de 2014

O livro que procurava

Há já algum tempo que andava de olho no livro "A tartaruga verde de água doce" de Inês Freire de Andrade de 1994. Finamente encontrei usado num site de vendas de usados e a um preço muito acessível.


É verdade que hoje em dia, qualquer pessoa pessoa tem acesso à internet, e pode de imediato pesquisar e reunir imensa informação, mas a verdade é que se diz muita coisa na internet, muitas vezes também muitos disparates, por isso mesmo, convém sempre cruzar a informação das várias fontes. Mas não há nada como pegar num livro de quem investigou a fundo o tema.


Este livro, já com vinte anos, é um belo manual prático, que informa tudo, desde a montagem e manutenção do aquaterrário, fala os diversos tipo de alimentação, tem uma extensa lista de doenças e as formas de tratar, hibernação, procriação, etc. Tudo mais orientado para a espécie mais vendida na altura (e entretanto proibida de ser comercializada em Portugal) a Trachemys scipta elegans, mas que grande parte da informação genérica, serve também para qualquer outra tartaruga aquática. 

O livro teria sido mais útil quando quando adotei as duas primeiras tartarugas e nada sabia sobre os cuidados mais básicos, mas mesmo hoje, com anos de experiência, dará sempre jeito ter um manual bastante detalhado sobre o tema à mão.