quarta-feira, 23 de abril de 2014

Plantas aquáticas - Lentilha-de-água

A Lentilha-de-água (Lemna) é uma planta flutuante minúscula (existem diferentes espécies como a Spirodela que é bem maior) muito utilizada como ornamental em lagos, e pode ser uma fonte de alimento natural, que contém proteínas e gorduras, e que que é particularmente apreciada pelas tartarugas. Eu tenho colocado bastante no lago, e não dura muito tempo, porque principalmente o macho (hieroglifica) gosta muito de a comer, ao passo que as outras senhoras de manchas vermelhas, bem mais velhas, que segundo se diz, conforme vão envelhecendo se tornam grandes apreciadoras de verduras, parece-me que as ignoram. Mas uma coisa é certa, por mais lentilha que lá coloque ela desaparece rapidamente, e não tem tempo de se propagar!

Muitas pessoas não simpatizam muito com a Lentilha-de-água, porque esta se agarra a tudo, incluindo as nossas próprias mãos, e se colocarmos muita quantidade no lago, agarra-se às próprias tartarugas, quando estas saem do lago. Eu gosto desta planta por diferentes motivos, arranja-se facilmente, propaga-se rapidamente, serve de decoração e é uma boa dose de alimento gratuito.  

Hoje apanhei a hieroglifica-macho a devorar grande parte da Lentilha-de-água que tinha colocado. Os ingleses chamam-se "erva-dos-patos"(duckweed) mas eu acho que bem lhe poderiam chamar também "erva-das-tartarugas-aquáticas"! 


No vídeo vê-se também uma tartaruga de manchas vermelhas a comer uns bons bocados (a boca é bem maior também!) mas parece-me que foi um mero reflexo condicionado, do género, se ele está a comer deve ser bom. Ou então estou enganado, e elas até comem bem mais do que eu imagino. Mas ainda assim nada se compare com propensão para a comida vegetariana da hieroglifica!