quarta-feira, 23 de abril de 2014

Plantas aquáticas - Lentilha-de-água

A Lentilha-de-água (Lemna) é uma planta flutuante minúscula (existem diferentes espécies como a Spirodela que é bem maior) muito utilizada como ornamental em lagos, e pode ser uma fonte de alimento natural, que contém proteínas e gorduras, e que que é particularmente apreciada pelas tartarugas. Eu tenho colocado bastante no lago, e não dura muito tempo, porque principalmente o macho (hieroglifica) gosta muito de a comer, ao passo que as outras senhoras de manchas vermelhas, bem mais velhas, que segundo se diz, conforme vão envelhecendo se tornam grandes apreciadoras de verduras, parece-me que as ignoram. Mas uma coisa é certa, por mais lentilha que lá coloque ela desaparece rapidamente, e não tem tempo de se propagar!

Muitas pessoas não simpatizam muito com a Lentilha-de-água, porque esta se agarra a tudo, incluindo as nossas próprias mãos, e se colocarmos muita quantidade no lago, agarra-se às próprias tartarugas, quando estas saem do lago. Eu gosto desta planta por diferentes motivos, arranja-se facilmente, propaga-se rapidamente, serve de decoração e é uma boa dose de alimento gratuito.  

Hoje apanhei a hieroglifica-macho a devorar grande parte da Lentilha-de-água que tinha colocado. Os ingleses chamam-se "erva-dos-patos"(duckweed) mas eu acho que bem lhe poderiam chamar também "erva-das-tartarugas-aquáticas"! 


No vídeo vê-se também uma tartaruga de manchas vermelhas a comer uns bons bocados (a boca é bem maior também!) mas parece-me que foi um mero reflexo condicionado, do género, se ele está a comer deve ser bom. Ou então estou enganado, e elas até comem bem mais do que eu imagino. Mas ainda assim nada se compare com propensão para a comida vegetariana da hieroglifica!

14 comentários:

  1. Vou ter que arranjar para o meu lago :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Porto há vários sítios onde se pode arranjar, por certo até aí para os teus lados também deverá haver ;)

      Eliminar
  2. Hoje fomos a um horto e a sra disse para ir à jardiland!

    ResponderEliminar
  3. Mas não comprem que isso arranja-se facilmente. Eu que me lembre nunca vi à venda. As plantas aquáticas que costumam ter à venda são os nenúfares, papiros, salvinia e pouco mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arranja-se facilmente onde?

      Eliminar
    2. Se quiseres eu depois arranjo-te. De vez em quando tenho de me reabastecer! mas também estou a propagar em casa, por isso também vou tendo. Gostava de arranjar era jacintos, e aqui no Douro Litoral não sei onde haja, apesar de já ter lido que também é uma zona infestada. Mas na volta só mesmo indo a Aveiro.

      Eliminar
  4. Se não te importares...nós aceitamos. :-)
    O nosso colega Sandro é de Aveiro e se ele te arranja se era melhor...temos que ser uns pro outros.né?
    Digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, se me arranjarem jacintos porreiro. Eu tenho uma amiga de Ílhavo que também apanha por lá, mas eu também não vou de propósito lá só por causa de meia dúzia de plantas! Trazia-os sim, mas se fosse lá fazer outra coisa qualquer!

      Eliminar
    2. Mas dá para mandar por correio.

      Eliminar
    3. Jacintos? Isso não me convence muito, porque podes mandar poucas plantas se não ficaria uma embalagem muito grande, pesada e ficaria caro o envio. Mas eu ainda hei-de investigar melhor se realmente não há no Douro Litoral!

      Eliminar
  5. Eu só sei das coisas se perguntar.lol. a olho visto é tudo planta/flor.
    Então quando precisar de um pouco de lentilha mando te uma pm para o ABC.
    :-)

    ResponderEliminar
  6. Aqui tens como fazer quarentena nos jacintos durante uns tempos? se tiveres da próxima vez que for a Viana arranjo-te. conheço lá uma lago cheio, mas a água tá em muito más condições, precisam sem duvida de quarentena. Podemos é pedir ao sandro pa trazer po pessoal todo se chegarmos a fazer o churrasco lá em minha casa :D

    ResponderEliminar
  7. Tenho pois! Tenho uma cuba de 700L onde deve caber lá muito jacinto! E nem de propósito, no próximo fim-de-semana devo ir a Viana, e se não for no próximo será brevemente. Tens é de me dizer onde fica esse lago!
    E também hei-de passar por Aveiro mas ainda não sei quando... aqui no grande Porto é que ainda não os encontrei...mas também deve haver.

    ResponderEliminar