sábado, 24 de janeiro de 2015

Primeiro banho de sol de 2015

O dia amanheceu frio, como têm sido todos estes dias de janeiro, com chuva e muita geada como não via nos últimos anos. Mas hoje o dia estava soalheiro, com uma luz especial, já quase a fazer lembrar a primavera. Já passava das dez da manhã quando andava lá por fora a fazer algumas coisas, quando me deparo com uma tartaruga cá fora. A campeã dos banhos-de-sol!


E aos poucos, começou a vir uma e outra. 











A hibernação é sempre um período de alguma angústia por parte de quem tem tartarugas, visto que elas estão muito tempo, meses a fio sem comer, e se não se tiverem alimentado bem, ou por outro motivo qualquer, algo pode acontecer. Na verdade as tartarugas são seres muito resistentes, mas, depois de vários meses sem sinal de vida, é sempre com alegria que as vemos todas bem.

Entretanto os jacintos-de-água continuam a apodrecer, mas o que tenho numa cuba cheia de água, parece-me que podem resistir. A água do lago, apesar das tartarugas não se alimentarem, ficou um pouco verde, e a relva precisa de ser cortada, e é preciso fazer mais alguma manutenção no espaço, mas a seu tempo.



4 comentários:

  1. E estava quentinho também, parecia mesmo dia de primavera! Até eu fui para o jardim podar as roseiras...ainda falta podar os arbustos grandes...

    Na terra está tudo cheio de folhas caídas do plátano, e no outro dia apanhei a Ginja muito atenta a algo que se mexia debaixo das folhas, fui tirá-las e descobri um túnel pequenino...que passava por debaixo dos junquilhos...devem ser ratinhos....

    Estão bonitas as tuas meninas (e menino) :D

    ResponderEliminar
  2. Por estar quentinho é que as tartarugas vieram cá para fora aquecer-se! Eu também andei a fazer umas coisitas no jardim, não muito, mas pronto já deu para matar saudades!
    Ah devem ser ratos mesmo! Esses túneis por norma são deles, geralmente escondidos por baixo de vasos, ou ocultos por outras coisas que lhes dêem proteção.

    ResponderEliminar
  3. A minha também está com bom aspecto mas ainda não come.
    Aquifolivm depois temos que trocar plantas :)

    ResponderEliminar
  4. Sim na boa, depois é uma questão de se combinar ;) E, ao que parece, vem aí o bom tempo e tudo!

    ResponderEliminar