segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Limpeza de Verão

Fim-de-semana dedicado à limpeza do lago. E na verdade já passou muito tempo desde a última limpeza, e descuidei-me um pouco, apesar dos muitos jacintos aquáticos que tenho, e que fazem sempre alguma limpeza. Mas só ao limpar o lago, é que me apercebi, por exemplo, de tamanha quantidade de areia que as tartarugas arrastaram para dentro do lago, e isto apesar de eu ter relvado à volta do lago, e servir de certa forma de tapete, mas mesmo assim, não adiantou de muito. Devo ter tirado cerca de 5 litros de areia! E claro, junto com a areia, fica depositada a porcaria das tartarugas. Daí que não seja nada boa ideia colocar no fundo do lago areia ou qualquer outro tipo de substrato. O melhor, seja o lago em tela, cimento, ou como o meu em pcv, é deixar sem nada por ser muito mais fácil de limpar. 

Ainda assim, de salientar que, apesar do lago estar mais sujo do que eu imaginaria, a verdade é que, como virem na publicação anterior, as tartarugas apresentavam um carapaça e plastrão imaculados de qualquer verdete ou sujidade, porque a meu ver apanham bastante sol, que matam toda essa sujidade.


Comecei por retirar os jacintos, coloquei a bomba de água e bombeei-a toda para um reservatório que tenho para depois usar para regar as plantas e depois de remover toda a areia que ficou no fundo, não o enchi de imediato com água, deixei a apanhar sol para limpar algum verdete que ainda tivesse ficado agarrado ao lago. E então, no dia seguinte sim, enchi-o com água, que até foi da chuva dos últimos dias, dai que não tenha ficado com aquele aspeto tão translúcido, como se fosse água da rede.




Aproveitei também para limpar o terreno em volta do lago, que parecia um terreno minado de tanto buraco feito pelas tartarugas que cavaram para depositar os ovos. E pronto, lago limpo para mais algum tempo, até porque, já noto algum abrandamento na fome das tartarugas e, quanto menos comerem, menos sujam!




4 comentários:

  1. Nós entretanto temos que começar a limpar o aquario de interior.
    A ocadia é uma espécie que não pode hibernar e a mississipi é muito pequena e não come a fim de reservar gordura. O nosso lago vai ficar sem habitantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas só vai ficar sem habitantes agora de inverno certo?

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar