quinta-feira, 6 de junho de 2019

Ninho com Dez Ovos

Depois de na segunda-feira ter visto a tartaruga maior a cavar um enorme buraco e de o ter deixado totalmente tapado, quase impercetível de ser  detetado, no dia seguinte resolvi chegar a casa e levantar a terra para ver o que estaria lá dentro, para me começar a habituar a fazê-lo pois, visto que, como contei, tenho agora dois machos.

A terra estava bastante compacta, talvez devido ao facto de ter chovido. Lá fui tirando terra, mas, chegado ao fundo, não encontrei qualquer ovo. Até que, comecei a cavar mais para o lado, e surpresa! Um ovo! e conforme fui tirando mais terra, mais ovos começaram a aparecer, um atrás do outro!

O buraco era bastante grande, e há que ter em conta que foi feito com as patas traseiras, sem a tartaruga ver o que estava a fazer! Mas não foi isso que a impediu de ter feito uma bela obra de engenharia!

Ao todo contei dez ovos! 



E atentem na profundidade do buraco, e não esquecer que, além de profundo, ela cavou para o lado, onde deixou os ovos muito bem escondidos!

E vejam as dimensões do buraco:




De futuro tenho que começar a ter mais atenção a esta questão dos ovos para não correr riscos de ter mais Trachemys em casa, espécie proibida em Portugal e integrada nas 100 piores espécies invasoras do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário