sábado, 7 de setembro de 2013

Tartaruga abre a boca - Bocejo ou não?

Quem segue o blogue sabe que de tempos a tempos gosto de colocar fotografias com as tartarugas com a boca aberta. É algo que ocorre muito rapidamente, coisa de um segundo talvez, daí que seja precisa muita paciência para capturar esse momento.

Sempre que leio sobre isso as pessoas referem-no como sendo um bocejo. Eu ainda não muito convencido disso. Quando alguém boceja, seja um humano ou outro animal, abre a boca muito lentamente, normalmente até estica o corpo e fecha os olhos, como se logo a seguir fosse cair para o lado e adormecer.

O fenómeno que observo nas tartarugas é quase como se estivessem entaladas, primeiro baixam a cabeça (e é nesse momento que lhes aponto logo a câmara!) e só depois sim abrem a boca. Não sei, talvez seja mesmo bocejo, mas ainda não estou totalmente convencido.

Depois também é interessante que, como sabemos, o bocejo é contagioso tanto nos humanos como nos animais, mas esse facto segundo especialistas só acontece nos animais que têm a capacidade de se reconhecer ao espelho. E no caso, quando uma tartaruga abre a boca mais nenhuma o faz.

Mas seja lá o que for, hoje consegui mais duas fotografias da troosti a abrir a boca.