Há uns dias atrás eu falava que coloquei um jacinto-de-água no lago para ver se as Trachemys lhe pegavam, e à primeira vista parecia que sim mas nos dias seguintes nada se passou, quase que desapareceram as raízes mas já sei que foi a hieroglífica que gosta de as comer, de resto nada de comerem a planta.
Ontem, coloquei também no lago uns quantos pés de salvinia, mas só mesmo a hieroglífica é que de vez em quando lhe vai debicando.
Hoje bem cedo levantei e fui para a praia. Foi só tempo de preparar as coisas e sair, e nem tive tempo sequer de fazer as rotinas diárias como regar o jardim e deitar de comer às tartarugas de manhã, e estas acabaram mesmo só por comer às nove da noite.
Mas qual não foi o meu espanto quando chego ao lago para lhes deitar comida e reparo que todas as plantas aquáticas desapareceram!! E isso não podia ser só responsabilidade da pequena hieroglífica!! É verdade que as tartarugas de manchas vermelhas, pelo menos as minhas, não gostam muito de plantas aquáticas, mas lá está, quando a fome aperta, é ver se a esquisitice não desaparece!
Mostrar mensagens com a etiqueta Salvinia sp. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Salvinia sp. Mostrar todas as mensagens
domingo, 7 de julho de 2013
terça-feira, 14 de maio de 2013
Manutenção do espaço
Na primavera e verão há sempre mais a fazer que no outono e inverno, porque como é evidente, é na primavera que as plantas começam a crescer, e há relva e heras para cortar, ervas e fetos para arrancar, e por outro lado é quando as bichas mais comem, logo mais sujam a água.
O espaço tem poucos elementos: o lago, a relva (gramínea) que é preciso cortar ao comprimento e delimitar para que não cubra todo o espaço coberto pela areia, e ainda arrancar alguma para a arejar e claro cortar em altura. Tem um cato do lado direito, a gilbardeira do lado esquerdo e as trepadeiras (heras, ficus e jasmim) junto ao muro.
Hoje comecei por mudar a água toda ao lago e não é algo que faça frequentemente, e o principal motivo, é óbvio, é o preço absurdo da água. Por norma faço aquilo que se designa por TPA - Trocas Parciais de Água - e por norma retiro cerca de 150L de água para dois bidões que tenho e já é quase 30% do total da água, e faço-o frequentemente, pois assim reaproveito aquela água suja, mas que é excelente para fertilizar as muitas plantas que tenho.
Hoje comecei por mudar a água toda ao lago e não é algo que faça frequentemente, e o principal motivo, é óbvio, é o preço absurdo da água. Por norma faço aquilo que se designa por TPA - Trocas Parciais de Água - e por norma retiro cerca de 150L de água para dois bidões que tenho e já é quase 30% do total da água, e faço-o frequentemente, pois assim reaproveito aquela água suja, mas que é excelente para fertilizar as muitas plantas que tenho.
Retirei a água/ troncos
Coloquei água limpa/ cortei a relva
Voltei a colocar os troncos
Do lado direito do lago tinha também um jasmim que tinha plantado porque a hera que estava naquele canto estava a crescer muito mais lentamente e então pensei que o jasmim ajudaria a tapar mais rapidamente o espaço, mas entretanto a hera cresceu bem este ano, e já estava um emaranhado de heras com jasmim, e então achei por bem arrancá-lo, mas como o queria aproveitá-lo para outro fim, tive de o arrancar com um torrão relativamente grande para a planta não sentir muito a mudança, tarefa que requereu algum trabalho. Comecei por retirar as canas, abrir uma cova em volta do jasmim e lá consegui retirá-lo.
Por fim faltava tapar o buraco e recolocar as canas no lugar.
Entretanto passei no horto e comprei mais Salvinia sp porque todas as plantas que tinha no ano passado morreram, e estou em crer que deveria tê-las recolhido antes do inverno porque terá sido o frio que fez com que apodrecessem. Comprei umas quantas plantas, e rapidamente se propagarão com grande facilidade. Também coloquei uns pés de jacintos de água (Eichhornia) , veremos se eles se desenvolvem.
Salvinia sp
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Plantas aquáticas no lago - Salvinia sp
A colocação de plantas aquáticas num lago tem várias vantagens, no meu caso quando equacionei colocá-las pensei basicamente em duas coisas. Desde logo as plantas aquáticas iriam proporcionar mais uma fonte de alimento que é permanente, e ainda por cima a Corcunda que pela sua timidez raramente a via a alimentar-se da comida que ficava na água. Por outro lado as plantas aquáticas tinham a vantagem de servir de filtragem natural e absorver alguma da muita matéria orgânica que as tartarugas libertam na água.
Acabei por comprar uns pés de Salvinia sp uma planta flutuante com folhas de um verde claro cheias de reentrâncias e com uma textura que daria um colorido diferente à superfície da água. Creio que foi uma boa escolha, propaga-se muito rapidamente o que é ótimo, e serviram de alimento tanto à Corcunda como à Hieroglíphica que comiam bastante. Já as tartarugas de manchas vermelhas parece que não vão muito à bola com comida vegetariana!
Acabei por comprar uns pés de Salvinia sp uma planta flutuante com folhas de um verde claro cheias de reentrâncias e com uma textura que daria um colorido diferente à superfície da água. Creio que foi uma boa escolha, propaga-se muito rapidamente o que é ótimo, e serviram de alimento tanto à Corcunda como à Hieroglíphica que comiam bastante. Já as tartarugas de manchas vermelhas parece que não vão muito à bola com comida vegetariana!
Etiquetas:
Corcunda do Mississipi,
Falsa Corcunda,
Graptemys pseudogeographica p.,
plantas aquáticas,
Pseudemys concinna hieroglyphica,
Salvinia sp,
timidez,
trachemys scripta elegans
Subscrever:
Mensagens (Atom)
