Mostrar mensagens com a etiqueta plantas aquáticas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta plantas aquáticas. Mostrar todas as mensagens

sábado, 1 de julho de 2023

Viraram Vegetarianas!

Já tinha lido que as tartarugas de manchas vermelhas (Trachemys Scripta Elegans quando ficam mais velhas gostam muito de verduras. E, de facto, é verdade. É impressionante como deveram as plantas aquáticas e mais, hoje vi-as a comer relva! Depois deitei beldroegas no lago e rapidamente também desapareceram. Bom, são boas notícias, as tartarugas começam a ficar bem mais económicas de manter!

terça-feira, 31 de março de 2015

Pinheirinha também marcha

Hoje pela primeira vez coloquei uns pés de pinheirinha - planta aquática com estatuto de invasora no nosso país - no lago das tartarugas, e de imediato a hieroglifica macho tratou de começar a comer. Ao fim da tarde já não existiam quaisquer vestígios da planta!



Pinheirinha (Myriophyllum aquaticum)

No vídeo podemos ver o macho a tirar-lhe logo a prova!



Entretanto saiu do lago, e levou consigo uma planta às costas!




domingo, 10 de agosto de 2014

Plantas aquáticas - O filtro natural

Quem vai acompanhando o blogue, sabe que eu não tenho qualquer tipo de filtro no lago, o que implica que, se quiser ter a água limpa, tenha de vazar os 500L, lavar o lago e encher de novo, o que acarreta um gasto considerável. Mas a água suja nunca é desperdiçada porque transfiro-a através de uma bomba, para um depósito que tenho, e que depois servirá para regar as muitas plantas que tenho. Muitas vezes também encho o regador do lago para regar e depois volto a acrescentar mais água da torneira. Mas tudo isto pode ser dispensável se usarmos um filtro natural, que não implica passar cabos, bombas, gasto de eletricidade, etc. E é aí que entram as plantas aquáticas. 

Para conseguirmos manter a água transparente no lago, é necessário existir um equilíbrio entre vida vegetal e animal, se isso não acontecer, a água tornar-se-à turva e mal cheirosa. Ainda por cima as tartarugas no verão comem imenso, e eu tenho cinco tartarugas, que se muito comem também muito sujam, e a água devido à luz e calor, além de muito verde por causa das algas, fica também muito porca e mal cheirosa.

Os responsáveis pela turvação da água são, como referi, as algas, plantas microscópicas que se desenvolvem à luz do sol, e alimentam-se dos sais minerais existentes na água, introduzidos pelos excrementos das tartarugas, e pela decomposição de outras matérias orgânicas como restos de comida, folhas caídas, bocados de plantas aquáticas apodrecidas, etc.

E é aqui que entram as as plantas oxigenadoras. Estas plantas vivem submersas na água, alimentando-se dos tais sais minerais, e por isso impedem que as algas se desenvolvam. Além disso, criam manchas de sombra no lago, e retiram a luz necessária para as algas se desenvolverem. Por outro lado as oxigenadoras captam o dióxido de carbono libertado pelas tartarugas. Em troca, libertam oxigénio na água (daí o seu nome) que fica disponível para ser captado pelos animais. Cria-se assim um ciclo perfeito: as plantas oxigenadoras e os animais aquáticos (tartarugas e peixes se existirem) utilizam reciprocamente os produtos eliminados pelos outros. 

E é por isso que eu gosto do jacinto-de-água (ou aguapé) precisamente por ser uma planta que funciona como filtro natural, capaz de retirar enorme quantidade de nitratos da água, ajudando a torná-la transparente. Quando adicionei os jacintos-de-água a água estava verde e extremamente suja, não a substituí precisamente para testar a eficácia da planta, e os resultados são assinaláveis. 

Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes)


Água do lago depois de filtrada pelas plantas

Como é lógico, não é aconselhável encher todo o lago de plantas aquáticas, porque é preciso deixar uma zona para alimentar as tartarugas, e até para elas se movimentarem com mais facilidade. Eu não cumpri esse requisito porque, como a água estava muito suja, quis mais rapidamente filtrá-la e torná-la mais transparente. Mas o que se aconselha, é deixar metade ou dois terços da superfície da água livre de plantas, mas isto é um pouco senso comum.  






Ainda assim parece-me que os jacintos-de-água estão a resistir bem. Claro que uns quantos levam umas dentadas ou são trepados e atropeladas, e é preciso ir retirando alguns resíduos que ficam a flutuar na água, mas acho que por serem muito altos estão a resistir mais do que esperava, e quem sabe ainda dêem flor no lago. Veremos.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Plantas aquáticas - Lentilha-de-água

A Lentilha-de-água (Lemna) é uma planta flutuante minúscula (existem diferentes espécies como a Spirodela que é bem maior) muito utilizada como ornamental em lagos, e pode ser uma fonte de alimento natural, que contém proteínas e gorduras, e que que é particularmente apreciada pelas tartarugas. Eu tenho colocado bastante no lago, e não dura muito tempo, porque principalmente o macho (hieroglifica) gosta muito de a comer, ao passo que as outras senhoras de manchas vermelhas, bem mais velhas, que segundo se diz, conforme vão envelhecendo se tornam grandes apreciadoras de verduras, parece-me que as ignoram. Mas uma coisa é certa, por mais lentilha que lá coloque ela desaparece rapidamente, e não tem tempo de se propagar!

Muitas pessoas não simpatizam muito com a Lentilha-de-água, porque esta se agarra a tudo, incluindo as nossas próprias mãos, e se colocarmos muita quantidade no lago, agarra-se às próprias tartarugas, quando estas saem do lago. Eu gosto desta planta por diferentes motivos, arranja-se facilmente, propaga-se rapidamente, serve de decoração e é uma boa dose de alimento gratuito.  

Hoje apanhei a hieroglifica-macho a devorar grande parte da Lentilha-de-água que tinha colocado. Os ingleses chamam-se "erva-dos-patos"(duckweed) mas eu acho que bem lhe poderiam chamar também "erva-das-tartarugas-aquáticas"! 


No vídeo vê-se também uma tartaruga de manchas vermelhas a comer uns bons bocados (a boca é bem maior também!) mas parece-me que foi um mero reflexo condicionado, do género, se ele está a comer deve ser bom. Ou então estou enganado, e elas até comem bem mais do que eu imagino. Mas ainda assim nada se compare com propensão para a comida vegetariana da hieroglifica!

domingo, 7 de julho de 2013

A fome é o melhor tempero

Há uns dias atrás eu falava que coloquei um jacinto-de-água no lago para ver se as Trachemys lhe pegavam,  e à primeira vista parecia que sim mas nos dias seguintes nada se passou, quase que desapareceram as raízes mas já sei que foi a hieroglífica que gosta de as comer, de resto nada de comerem a planta.
Ontem, coloquei também no lago uns quantos pés de salvinia, mas só mesmo a hieroglífica é que de vez em quando lhe vai debicando.

Hoje bem cedo levantei e fui para a praia. Foi só tempo de preparar as coisas e sair, e nem tive tempo sequer de fazer as rotinas diárias como regar o jardim  e deitar de comer às tartarugas de manhã, e estas acabaram mesmo só por comer às nove da noite.

Mas qual não foi o meu espanto quando chego ao lago para lhes deitar comida e reparo que todas as plantas aquáticas desapareceram!! E isso não podia ser só responsabilidade da pequena hieroglífica!! É verdade que as tartarugas de manchas vermelhas, pelo menos as minhas, não gostam muito de plantas aquáticas, mas lá está, quando a fome aperta, é ver se a esquisitice não desaparece!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Plantas aquáticas - Jacinto-de-água

Há já uns meses que tinha alguns pés de jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) numa bacia para que crescessem, e se possível se multiplicassem, já com a ideia de que servissem no futuro de alimentação para as tartarugas. Esta é uma planta flutuante exótica e altamente invasora, que a partir de uma espécie de rizoma forma umas bolas e folhas esponsosas e umas raízes profundas e vigorosas.



Até agora só tinha experiência com a Salvinia que diga-se acho que só fazia mesmo parte da dieta da hieroglífica, mas para surpresa minha o jacinto-de-água atraiu logo a maior tartaruga de todas que lhe deu logo umas boas dentadas e deixou alguns bocados a flutuar que foram de imediato disputados pelas restantes tartarugas.




Se de facto as Trachemys gostarem tenho de ver se consigo arranjar mais plantas em quantidade, talvez ver se encontro algum sítio onde existam na natureza, mas confirmar primeiro que não foi curiosidade por uma iguaria diferente.

Aproveito também para deixar o alerta que, já desde decreto-lei nº 165 de 22 de abril de 1974, é proibido ter na sua posse, cultivar, multiplicar, transportar, ou vender o jacinto-de-água em todo o território continental e ilhas. Entretanto esta planta aquática encontra-se regulada pelo decreto-lei nº565 de 21 de dezembro de 1999 que regula a introdução na natureza de espécies não indígenas da flora e da fauna.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Plantas aquáticas no lago - Salvinia sp

A colocação de plantas aquáticas num lago tem várias vantagens, no meu caso quando equacionei colocá-las pensei basicamente em duas coisas. Desde logo as plantas aquáticas iriam proporcionar mais uma fonte de alimento que é permanente, e ainda por cima a Corcunda que pela sua timidez raramente a via a alimentar-se da comida que ficava na água. Por outro lado as plantas aquáticas tinham a vantagem de servir de filtragem natural e absorver alguma da muita matéria orgânica que as tartarugas libertam na água.

Acabei por comprar uns pés de Salvinia sp uma planta flutuante com folhas de um verde claro cheias de reentrâncias e com uma textura que daria um colorido diferente à superfície da água. Creio que foi uma boa escolha, propaga-se muito rapidamente o que é ótimo, e serviram de alimento tanto à Corcunda como à Hieroglíphica que comiam bastante. Já as tartarugas de manchas vermelhas parece que não vão muito à bola com comida vegetariana!







terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A alimentação

Quando adotei as primeiras tartarugas, a dona entregou-mas com a comida que lhe dava, os camarões - chamam-lhes Gammarus - eu chamo-lhe camarões, e foi isso que comecei por dar-lhe, mas desde logo me surgiu uma pergunta - se na natureza uma tartaruga aquática nunca que comeria um camarão, por que raio é que se lembraram de vender isso nas lojas de animais como sendo a comida indicada para tartarugas? Uma coisa é certa elas adoram aquilo, mas gostar também não é sinónimo de ser a coisa mais acertada certo? As crianças também adoram bolos, chocolates, bebidas açucaradas, batatas fritas, e todos concordamos que isso estará longe de ser a alimentação mais apropriada. Ainda por cima aquilo são basicamente cascas de camarão seco, não estou a ver aquilo a ser a coisa mais nutritiva que possam comer, ainda por cima para alguém que passa por ano vários meses sem comer no período da hibernação.


Hoje em dia, e após várias alterações de dieta ao longo do tempo dou-lhe coisas tão diferentes como ração própria para tartaruga, ração para gato bebé, granulado para peixes, alimento vivo que apanho lá por casa como caracóis, grilos, gafanhotos, e ainda têm à disposição as plantas aquáticas que se reproduzem muito rapidamente e que algumas delas adoram devorar, e é como tudo, umas gostam mais de umas coisas, outras de outras. Tenho diferentes espécies, tartarugas adultas, juvenis, umas mais carnívoras ou omnívoras ou mais ou menos adeptas do vegetariano, acho que convém é variar. Mas não são animais muito esquisitos!! As de manchas vermelhas, por exemplo, acho mesmo que comem qualquer coisa que encontrem!!

Mas fica a dica em jeito de curiosidade, e ainda por cima em tempos que o dinheiro não abunda, é sempre possível arranjar comida de borla e que elas adoram, bem mais até que a ração! Estou a falar de caracóis!! Pode-se ver no vídeo que fiz como elas mal vêem o animal ficam completamente malucas para o comer!! Basta deixar o bicho na água - no vídeo eu dificultei-lhe um pouco a vida para ter mais piada claro! - que rapidamente o caracol transforma-se em bolo alimentar de tartaruga ;)  e elas ficam a olhar com cara de "- não há mais?"