sábado, 7 de setembro de 2013

Tartaruga abre a boca - Bocejo ou não?

Quem segue o blogue sabe que de tempos a tempos gosto de colocar fotografias com as tartarugas com a boca aberta. É algo que ocorre muito rapidamente, coisa de um segundo talvez, daí que seja precisa muita paciência para capturar esse momento.

Sempre que leio sobre isso as pessoas referem-no como sendo um bocejo. Eu ainda não muito convencido disso. Quando alguém boceja, seja um humano ou outro animal, abre a boca muito lentamente, normalmente até estica o corpo e fecha os olhos, como se logo a seguir fosse cair para o lado e adormecer.

O fenómeno que observo nas tartarugas é quase como se estivessem entaladas, primeiro baixam a cabeça (e é nesse momento que lhes aponto logo a câmara!) e só depois sim abrem a boca. Não sei, talvez seja mesmo bocejo, mas ainda não estou totalmente convencido.

Depois também é interessante que, como sabemos, o bocejo é contagioso tanto nos humanos como nos animais, mas esse facto segundo especialistas só acontece nos animais que têm a capacidade de se reconhecer ao espelho. E no caso, quando uma tartaruga abre a boca mais nenhuma o faz.

Mas seja lá o que for, hoje consegui mais duas fotografias da troosti a abrir a boca.







16 comentários:

  1. Descobriste o que era? Deixou de fazer?
    Tenho uma que começou a abrir a boca hoje e estou com medo que seja pneumonia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,

      Só agora que aqui vim responder a outra mensagem, é que reparei que tinha o teu comentário. Peço desculpa, por norma respondo sempre aos poucos comentários que tenho. Espero que tenha ficado tudo bem com a tua tartaruga.

      Eliminar
  2. Oi Konigvs, geralmente quando as tartarugas abrem a boca é uma sinalização de defesa, elas querem intimidar as possíveis ameaças. Algumas, as vezes, emitem sons parecidos com assobios ou cuspe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria,
      Eu voltei a falar aqui no blogue sobre este assunto, mas eu não tendo a concordar com isso!
      Elas fazem aquilo muitas vezes quase involuntariamente, noutras vezes parece que estão entaladas, como ainda há poucos dias fotografei a trachemys mais velha.
      Não acho mesmo que tenha a ver com questão territorial. Ainda por cima eu tenho a sorte das cinco tartarugas que tenho se dar super bem! São muito tranquilas umas com as outras. É um fenómeno qualquer mas não acho que tenha a ver isso. Mas isto claro, é só uma opinião de um leigo, baseado na observação que faço dos comportamentos dela.

      Eliminar
    2. Bom dia Maria eu tenho uma tartaruga filhote ela está sem se alimentar a 9 dias.......hoje dei uma minhoca pra ela ........porq ela fica abrindo a boca e esticando o pescoço muitas vezes estou preocupado pode me dar uma opinião sobre isso

      Eliminar
  3. Ola Ines ... tinha uma tartaruguinha que iniciou abrindo a boca ... eu pensei que era normal ,pois nos ultimos dias que levei ela no veterinario por que estava no fundo no aquario achei super estranho , ela estava con pneumonia e morreu no veterinario ^... agora tenho outra 2 que ganhei de presente e a femea comecou a abrir a boquinha tambem , agora nao sei se pode ser pneumonia ou ela esteja so bocejando .

    ResponderEliminar
  4. Olá, tenho uma tigre da água de um ano, percebo que esses supostos bocejos, dependem da situação... nos dias frios de inverno cheguei a pensar que meu Nick estava com pneumonia pois levantava a cabeça pra fora da água e ficava de boca aberta, em seguida ajustei meu termostato e ele ficou o inverno inteiro muito bem gracas a Deus, recentemente eu vi ele subindo a rampa do aquaterrário se esticou perante a luz que tenho se esticou completamente e bocejou rsrs permaneceu ali espreguiçado ( eu particularmente amo ver ele fazendo isto. Então é bom ficar atento a esta forma de bocejo, pois acredito que dependendo a forma desta abrição de boca pode ser um problema. falo isso pelas experiencias que tenho no cotidiano do meu baby, observo muito e tento estar sempre atenta.

    ResponderEliminar
  5. Tenho um jabuti já adulto e ultimamente não quer se alimentar. Parece que a boca está colada, não abre. O que pode ser?

    ResponderEliminar
  6. Mh jabuti filhote nao abre a boca. Ela tem 4 meses.ela tenta comer mas não consegue. O que eu faço??

    ResponderEliminar
  7. Minha filhote de Jabuti bebe água e vomita é normal? Também notei que está abrindo a boca com frequência.

    ResponderEliminar
  8. Porque que a minha tartaruga está sempre com a boca aberta e não fecha pra nada

    ResponderEliminar
  9. Olá, tenho duas tigres d'água fêmeas de 17 anos. Recentemente notei uma delas abrindo a boca quando tomava sol, como se tivesse adormecido e estivesse babando kkkkk. Fiquei preocupado quando pesquisei e vi associarem com pneumonia, mas ela está super ativa, se alimentando normalmente, então creio que seja sonolência mesmo.

    ResponderEliminar
  10. eu tenho um Tigre d'água de 4 meses, ele se chama Rafael 😁 ele "bocejou" hoje quando estava deitado na cama comigo, ele já fez isso outras vezes na praia ou quando eu escovo o casco dele, não tenho certeza doq pode ser

    ResponderEliminar
  11. Boa noite jovens
    Tenho uma cágado de barbicha já faz uns 6 anos, e recentemente ele/ela começou a bocejar com frequência, isso é normal?. Sendo que não reparava se havia esse habito, e sou muito leigo nos cuidados com cágado.

    OBS: O aqua-terrareo tem aquecedor porem não tenho a lâmpada UV/UVB, sempre quando tem sol e não esta tão frio eu levo pra fora para tomar sol. E ela não esta comendo desde 21/08/2023.

    ResponderEliminar
  12. Minha veterinária falou que é algo normal de todos os animais bocejar, mas leva ela em um veterinário para ele analisar a saúde geral dela e afirmar que na situação dela é algo normal. Como ela não está comendo pode haver algo por trás.

    ResponderEliminar
  13. Quem não pode levar no veterinário oque fazer

    ResponderEliminar