Mostrar mensagens com a etiqueta gammarus. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta gammarus. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A comida que se compra

Já por diversas vezes que falei aqui sobre a alimentação das tartarugas, mas hoje gostaria de me debruçar exclusivamente sobre a comida que compramos.
Podemos dar às nossas tartarugas alimentos vivos como os caracóis, lesmas, gafanhotos, grilos, lesmas etc, temos os vegetais e fruta e ainda as plantas aquáticas, e podemos também dar carnes brancas ou peixes de rio e depois temos a ração específica vendida nas lojas de animais ou nos hipermercados local onde eu costumo comprar.

A vantagem da ração é termos ali à mão comida sempre disponível, já preparada e não termos de andar a cortar umas aparas de carne ou peixe, ou à caça de invertebrados - apesar de estes também poderem ser criados em casa com esse fim - mas no fundo é uma forma prática e rápida de alimentar as bichas. E não esquecer também algo muito importante, a comida que damos às tartarugas deve ser toda consumida e não afundar no aquário ou lago, pois será, além de mais uma fonte de porcaria que irá sujar a água mais rapidamente, pode também ser uma fonte de contaminação e causa de infeções, como por exemplo nos olhos das tartarugas de manchas vermelhas.

Mas chegados então à prateleira do hipermercado específica para tartarugas, qual é o cenário com que nos deparamos? Diversos tipos de embalagens, desde as mais pequeninas, às embalagens de 1000mL, vários tipos de granulado e gammarus, uma espécie de camarão que é também vendida com diversas volumetrias, ambos para serem dados conforme o tamanho das tartarugas.

A questão dos gammarus não é de todo consensual, são muito aconselhados nas lojas de animais como sendo o alimento apropriado para tartarugas bem como outros répteis, mas são desaconselhados pelos especialistas, devido ao seu pouco valor nutritivo.
No que me toca, há vários anos que não lhos dou, mas muito também pelo lado económico, no fim de contas comprar um alimento que é  caro, pois tenho de comprar um bom saco e do camarão maior porque tenho tartarugas adultas, e acabar por estar a dar algo que nem é das melhores coisas, quer dizer... seria um bocado parvo.

No meu entender, acho que o importante na alimentação é variar, acho que é a variedade que acrescenta algo, e não simplesmente dar-se sempre, todos-os-dias o mesmo tipo de alimentação.

Mas no hipermercado deu-me para olhar para os rótulos das diferentes comidas para ver se chegava a alguma conclusão, e cheguei a algumas, e se calhar surpreendentes, partindo do princípio que aquela informação que consta do rótulo é fidedigna, isto porque se nós já andamos a comer carne de vaca louca no tempo do cavaquinho, e mais recentemente cavalo em vez de vaca, ou peixes proibidos como sendo o fiel amigo bacalhau, e toda uma série de fraudes que se têm vindo a descobrir na nossa alimentação, porque desde a entrada desde governo do coelhinho, do corta-relvas e dos amigos do gaspar que a ASAE reduziu a sua atividade e foi preciso um jornal, o Diário de Notícias no caso, fazer uma investigação para se descobrir estas situações porque ninguém controla o que andamos a comer. O povo precisa é do exame da quarta-classe e uma enxada na mão e agora pode comer uma qualquer lavagem dos porcos porque senão estiverem bem, podem sempre emigrar e ajudar a baixar o desemprego.
Agora pensem, se na alimentação dos humanos, são as aldrabices que se conhecem, então sabe-se lá o que se poderá passar na comida que é para os animais. Não é nenhuma teoria da conspiração, é só uma desconfiança minimamente razoável.
Numa das marcas de ração, o rótulo, além de não ter os valores nutricionais nem sequer tinha também o volume ou peso da comida! Vamos agora lá saber de que raio de coisas fizeram aquele granulado!! Pode simplesmente ser qualquer coisa!

Mas vamos então às informações desta marca e ver as diferenças entre ração e gammarus:



Gammarus:

Proteína              44%
Martéria gorda      6%
Fibra                  6,5%
Cálcio                   5%

Ração:

Proteína              39%
Matéria gorda    4,5%
Fibra                    2%
Cálcio                3,3%
Fósforo              1,3%

Para um leigo como eu, que nunca tive a paranóia das calorias e nunca andei a olhar para rótulos da embalagens com olho de falcão, o que é que eu retiro disto tudo?
Primeiro a surpresa: então os camarões secos têm mais proteína e mais matéria gorda que a ração? e diz-se correntemente que os camarões não têm qualquer valor nutricional? Isto não é um contra-senso ou é só a minha ignorância a falar?

Depois, como também referi há ouro tipo de ração, comummente aceite como sendo indicada para as tartarugas que é a ração para gato bebé e até comida de peixe de lago. Comparando:

Comida para peixe de lago:

Proteína              28%
Matéria gorda     3,5%
Fibra                     2%
Cinza bruta            7%

Comida para gato bebé:

Proteína              41%
Matéria gorda      20%              
Cinza bruta            8%
Fibra                   2,5%

Ora bem, em jeito de conclusão que é que eu retiro disto tudo?
Os camarões, contrariamente ao que se diz como referi que não têm valor nutricional nenhum têm mais proteína que tudo o resto, que a ração e até que a comida para gato bebé, e esta é a surpresa que eu não estava de facto nada à espera. Há também quem defenda que não se deve abusar da comida de gato bebé pois têm muita proteína, mas afinal isso parece não é de todo verdade.

Esta foi também uma pequeníssima amostragem, não sei se com marcas diferentes, todos estes valores podem variar substancialmente, contudo apesar de isto em nada ter mudado a minha forma de pensar, deixou-me com a pulga atrás da orelha e é bem possível que ainda faça um estudo com uma maior amostragem para ver a que conclusões chego.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A alimentação

Quando adotei as primeiras tartarugas, a dona entregou-mas com a comida que lhe dava, os camarões - chamam-lhes Gammarus - eu chamo-lhe camarões, e foi isso que comecei por dar-lhe, mas desde logo me surgiu uma pergunta - se na natureza uma tartaruga aquática nunca que comeria um camarão, por que raio é que se lembraram de vender isso nas lojas de animais como sendo a comida indicada para tartarugas? Uma coisa é certa elas adoram aquilo, mas gostar também não é sinónimo de ser a coisa mais acertada certo? As crianças também adoram bolos, chocolates, bebidas açucaradas, batatas fritas, e todos concordamos que isso estará longe de ser a alimentação mais apropriada. Ainda por cima aquilo são basicamente cascas de camarão seco, não estou a ver aquilo a ser a coisa mais nutritiva que possam comer, ainda por cima para alguém que passa por ano vários meses sem comer no período da hibernação.


Hoje em dia, e após várias alterações de dieta ao longo do tempo dou-lhe coisas tão diferentes como ração própria para tartaruga, ração para gato bebé, granulado para peixes, alimento vivo que apanho lá por casa como caracóis, grilos, gafanhotos, e ainda têm à disposição as plantas aquáticas que se reproduzem muito rapidamente e que algumas delas adoram devorar, e é como tudo, umas gostam mais de umas coisas, outras de outras. Tenho diferentes espécies, tartarugas adultas, juvenis, umas mais carnívoras ou omnívoras ou mais ou menos adeptas do vegetariano, acho que convém é variar. Mas não são animais muito esquisitos!! As de manchas vermelhas, por exemplo, acho mesmo que comem qualquer coisa que encontrem!!

Mas fica a dica em jeito de curiosidade, e ainda por cima em tempos que o dinheiro não abunda, é sempre possível arranjar comida de borla e que elas adoram, bem mais até que a ração! Estou a falar de caracóis!! Pode-se ver no vídeo que fiz como elas mal vêem o animal ficam completamente malucas para o comer!! Basta deixar o bicho na água - no vídeo eu dificultei-lhe um pouco a vida para ter mais piada claro! - que rapidamente o caracol transforma-se em bolo alimentar de tartaruga ;)  e elas ficam a olhar com cara de "- não há mais?"