Mostrar mensagens com a etiqueta hibernação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta hibernação. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Arranjos no Espaço e Tartarugas de Volta ao Lago


 Aproveitando que tinha retirado as tartarugas do lago depois daqueles dias gélidos em que congelou inclusive a superfície do lago, resolvi arrancar a relva que tinha nas beiras do lago. Inicialmente ainda escarifiquei mas depois optei por uma solução mais radical. Arranquei tudo, e plantei graminha brasileira porque não crescerá tanto em altura e será mais fácil aparar. Vamos ver como resulta. 

Entretanto voltei a colocar as tartarugas, com a exceção do macho mais pequeno, porque comecei a notar que o seu comportamento não era  muito normal. Então coloquei à parte, aqueci a água, fui limpando os olhos que estavam inchados e um dia depois já estava muito ativo de novo e a comer. Felizmente não passou de um susto mas cheguei mesmo a temer o pior.  







segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Superfície do Lago Gelada

 Apesar do meu lago ter 500L de água e ser profundo, neste sábado, e apesar de as temperaturas que a meteorologia previu fossem só de -1º para aqui, a verdade é que a superfície do lago estava gelada.  Na verdade até um cuba que tenho nas traseiras, mais abrigado, e que até leva mais água, também ela tinha a superfície gelada. Ultimamente isto é muito pouco habitual porque temos tido Invernos travestidos de Outono, quase sem frio. Mas por qui se vê como é importante que quem tem lagos no exterior, estes sejam profundos para não corrermos o risco de congelar as bichas. Se as temperaturas continuarem assim equaciono mesmo retirar as mais pequenas e colocá-las em casa dos meus pais, abrigadas e onde não faz tanto frio. 

domingo, 5 de janeiro de 2020

Tartarugas Friorentas e Tartarugas Calorentas!

Se as pessoas não são tão todas iguais as tartarugas também não. Por estes dias temos tido temperaturas baixas e as tartarugas ficam todas debaixo de água quietinhas. Todas, menos uma, que desde sempre gosta de, mesmo no Inverno, vir cá para fora!





sábado, 23 de janeiro de 2016

Insólito em Janeiro

Como já por diversas expliquei aqui no blogue, as minhas tartarugas começam a deixar de comer abaixo dos quinze graus e entram num estado de semi-hibernação quando entramos no inverno e as temperaturas baixam substancialmente. Deixam de comer por norma em finais de outubro e início de novembro. Mas hoje aconteceu algo de verdadeiramente surpreendente e nunca até hoje visto por mim.

De tarde, cheguei junto do espaço das tartarugas e as três mais velhas estavam todas fora de água, expondo-se para se aquecerem, tal como faz qualquer réptil. 











As outras duas mais pequenas ficaram dentro da água, mas também se fizeram notar. 




Mas o insólito aconteceu quando, elas me pediram comida! Ora bem, elas não falam, então como é que sei que me estavam a pedir comida? Basta vê-las aproximar-se da beira da lago e começarem a chapinar com as patas. Eu mesmo me surpreendi e pensei, se poderia ser verdade, se quereriam elas comer. E então fui buscar um frasco de comida de gato e então atirei alguns grãos para a água, e o espanto foi completo, pois vi-as a comer. 




2015 foi o ano mais quente desde que há registos. Ainda há pouco escrevia no Bucólico-Anónimo sobre o jasmim que está em flor em pleno janeiro. E em pleno janeiro e quando dão temperaturas de mais de vinte graus para este fim-de-semana, as tartarugas comeram, quando só o deveriam começar a fazer em março. Algo de muito estranho se está a passar com o planeta. 





domingo, 16 de novembro de 2014

Galeria XLI - Intervalo na chuva II

Quase dois meses depois da última mensagem, as novidades são poucas ou nenhumas. Entrou o outono, e passaram-se dois meses, e a chuva continua sem parar, e este ano nem houve lugar para o verão de São Martinho.

O processo de hibernação começou, como é habitual, com a perda de apetite, e com o recolher dentro de água mais tempo, alternado com umas saídas precárias quando as temperaturas sobem um pouco, ou o sol descobre por entre as nuvens negras.








Ainda assim a vontade de sair não é unânime, e umas preferem ficar no aconchego da água, vindo boiar um pouco e espreitar a vida cá fora.






Por esta altura, os jacintos-de-água já começam a ficar com as folhas acastanhadas, sinal que estão a começar a apodrecer, e que não se aguentarão muito mais tempo, e para o ano lá terei de tratar de ir à natureza arranjar mais alguns para filtrar a água.
Entretanto, e fruto da perda de apetite, e como se pode ver nas imagens acima, a lentilha-de-água começa a conseguir propagar-se, pois a máquina devoradora que é a hieroglifica, deixou de a comer. 
E a trachemys que tem a sua carapaça sempre reluzente, tem agora as placas da carapaça a soltarem-se todas. 







segunda-feira, 7 de abril de 2014

Galeria XXXVII - Primavera 2014

A primavera entrou há duas semanas, e como é normal nesta altura, o tempo tem estado instável, com muita chuva e temperaturas amenas. No dia 1 de abril - e não é mentira! - encontrei até, estranhamente, todas as tartarugas debaixo de água, num estado de quase hibernação.

Mas foi caso único, e durante estes dias de abril, faça sol ou faça chuva, as bichas têm andado sempre muito ativas.













quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Hibernação quase no fim

Este domingo, depois de observar as tartarugas mais velhas cá fora, e a troosti bastante ativa dentro de água, resolvi atirar um pouco de comida para o lago, e a tartaruga mais velha comeu, ainda que o fizesse muito lentamente. E depois a própria troosti também deu umas bicadas. E isto é sinal evidente que o fim da hibernação está próximo, apesar de, como é lógico, tudo girar sempre em torno das temperaturas.

Mas é inequívoco que as tartarugas andam bem mais despertas. Hoje encontrei de novo as mais velhas cá fora, ao sol, e as mais pequenas sempre muito ativas.









quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pausa na sesta

No fim de semana passado, aproveitando uns raios de sol mais quentes, eis que as tartarugas acordam do sono profundo e algumas saem mesmo da água e vêm-se aquecer um pouco, a mais velha até deu uma voltinha para esticar um pouco as pernas.
















Ainda assim, só mesmo as maiores é que saem do lago, as mais novas, andam ali na tona da água, mas nada de aventurarem cá fora.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nortada gélida

Os anos não são todos iguais, e este ano brindou-nos com um novembro com temperaturas abaixo do que seria normal para esta altura acrescido de uma nortada gélida. Em resultado disso as tartarugas fazem uma uma economia de esforço e limitam a sua atividade ao mínimo, mantendo-se na maior parte do tempo no fundo do lago, na maior parte das vezes todas juntas e algumas vezes umas em cima das outras.