Mostrar mensagens com a etiqueta ovo de tartaruga. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ovo de tartaruga. Mostrar todas as mensagens

domingo, 4 de junho de 2023

As Tartarugas Adoram Ovos... de Tartaruga!

Algumas coisas têm acontecido e que aqui não tenho dado conta. Para começar dizer foram sete tartarugas que nasceram no ano passado e sobreviveram. Duas ou três, já não sei precisar, acabaram por não sobreviver. Tenho neste momento sete porque ofereci três. Uma bem maior, e três pequeninas que, ou eclodiram depois ou as encontrei muito depois. A minha ideia será ficar só com uma, como que de recordação da tartaruga que nasceu cá no meu espaço. As outras depois, com calma irei depois tentar encontrar quem fique com elas. 

Entretanto, para separar os machos das fêmeas, para que não voltem a acontecer crias indesejáveis, instalei um segundo lago mais pequeno para colocar os dois machos, mas ainda não arranjei devidamente a separação e quando tudo estiver em condições farei aqui uma publicação a mostrar.

Alheado a isso as tartarugas continuam as suas posturas. Por estes dias pude presenciar e então depois do trabalho feito, removi os ovos e acabei mesmo por os oferecer às tartarugas que rapidamente os devoram.  

quinta-feira, 6 de março de 2014

Insólito - Tartaruga apanha ovo e come-o!

Como referi na mensagem anterior, hoje aproveitei o sol, e o facto de todas as tartarugas estarem cá fora, para me entreter a tirar umas fotografias e atualizar o blogue, que fruto dos meses de hibernação tem estado ele também, quase hibernado.
Num determinado momento, e vendo as tartarugas muito ativas, e como que prevendo que algo de interessante pudesse acontecer - geralmente um momento de humor - coloquei a máquina fotográfica em modo video e comecei a filmar mas nem sequer me apercebi que, momentos antes, alguma tartaruga pôs um ovo. E como se vê no vídeo, só quando deteto que a tartaruga vai comer algo é que me apercebo do insólito e aproximo a imagem. 
Por grande sorte, consegui mais um momento único, um tanto ao quanto insólito com uma pitada de humor à mistura, mas que tem também o interesse de se analisar o sucedido.

 

São várias as questões que coloco. Por um lado esta não é a época para se porem ovos, mas pode acontecer, no entanto não sei qual delas o pôs. Depois, estranho mais é o facto de, as tartarugas ainda andarem a comer muito pouco, como aliás é normal, e a tartaruga mal viu o ovo, saiu do tronco onde estava e foi logo a correr apanhá-lo para comer. Já teria comido ovos antes? Sabe que é bom? O que é que a levou e ir logo apanhá-lo e a fugir com ele para a água? 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

E finalmente um ovo!

À pouco, já caía a noite quando andava a regar a relva em volta do lago, e de repente vejo algo branco no chão que me chamou a atenção. Era um ovo! E precisamente logo agora que nenhuma tartaruga anda em escavações! É o primeiro ovo que encontro este ano, estava a poucos centímetros do lago ainda na zona da relva. Amanhã inspecionarei melhor o espaço pode ser que haja mais algum por lá perdido. Só mesmo por mera curiosidade pois certamente não foram fertilizados, e mesmo que fossem, não está nos meus planos procriar tartarugas exóticas.

Ovo de tartaruga