Estamos a meio do Verão, e decidi fazer algo que já não fazia há muito tempo: pesar e medir as tartarugas, isto para ter uma ideia se continuam a crescer ou não, e ver a evolução que as mais novas estão a ter. Então, para as medir, procedi como já expliquei aqui. Mas desta vez resolvi também as pesar com uma antiga balança decimal de cozinha, já muito antiga, mas que estou em crer que é muito fiável.
Primeiro comecei com as duas primeiras tartarugas que adotei e que estão comigo há cerca de 16 anos e que já terão passado os vinte anos. E então é assim:
A maior:
Maio 2012: 21cm Abril 2013: 22cm Setembro 2017 : 24cm / 2100g
Maio 2012: 18,5cm Abril 2013: 20cm Setembro 2017: 21,5cm / 1650g
Seguidamente fui medir e pesar as restantes três que adotei já mais recentemente. Para comparar, a mais velha que tenho, e que está agora com 27 anos, da mesma espécie (Trachemys scripta elegans) que estas duas, mas que viveu até aos 23 anos num aquário dentro de casa, e que talvez por esse motivo até ficou com aqueles sulcos na carapaça:
Apesar dos anos que tem, a tartaruga cresceu entre os 23 e os 27 anos. É mais pequena que as outras duas, no entanto, é mais larga. Terá isto a ver com o facto de sempre ter vivivo dentro de casa até aos 23 anos? Provavelmente, digo eu.
Agora o macho Pseusemys:
E por último a Ruby, nome que a amiga que ma deu lhe tinha dado e que adotei em Maio de 2013 e não tenho medições anteriores:
Portanto, em jeito de conclusão, dizer que tenham sempre presente, como podem ver,aqui, que as tartarugas crescem ao longo dos anos! As tartaruguinhas que vêem nas lojas de animais crescem rapidamente, e rapidamente ultrapassam os vinte centímetros de carapaça!
A Ruby cresceu imenso!
ResponderEliminarSe ainda tiver algumas anotações sobre ela em casa dos meus pais envio-te :)
Olá Sofia :)
EliminarMas é que cresceu mesmo imenso, porque é já a segunda maior que tenho! Ainda por estes dias vi-a mesmo a disputar um caracol com uma das mais velhas! Ela é muito voraz, e continua muito agressiva se pegas nela! Vi isso ao pesá-la,pois já não pegava nela há imenso tempo!
Beijinho