terça-feira, 14 de maio de 2013

Manutenção do espaço

Na primavera e verão há sempre mais a fazer que no outono e inverno, porque como é evidente, é na primavera que as plantas começam a crescer, e há relva e heras para cortar, ervas e fetos para arrancar, e por outro lado é quando as bichas mais comem, logo mais sujam a água.

O espaço tem poucos elementos: o lago, a relva (gramínea) que é preciso cortar ao comprimento e delimitar para que não cubra todo o espaço coberto pela areia, e ainda arrancar alguma para a arejar e claro cortar em altura. Tem um cato do lado direito, a gilbardeira do lado esquerdo e as trepadeiras (heras, ficus e jasmim) junto ao muro.

Hoje comecei por mudar a água toda ao lago e não é algo que faça frequentemente, e o principal motivo, é óbvio, é o preço absurdo da água. Por norma faço aquilo que se designa por TPA - Trocas Parciais de Água -  e por norma retiro cerca de 150L de água para dois bidões que tenho e já é quase 30% do total da água, e faço-o frequentemente, pois assim reaproveito aquela água suja, mas que é excelente para fertilizar as muitas plantas que tenho.

Retirei a água/ troncos

Coloquei água limpa/ cortei a relva

Voltei a colocar os troncos 

Do lado direito do lago tinha também um jasmim que tinha plantado porque a hera que estava naquele canto estava a crescer muito mais lentamente e então pensei que o jasmim ajudaria a tapar mais rapidamente o espaço, mas entretanto a hera cresceu bem este ano, e já estava um emaranhado de heras com jasmim, e então achei por bem arrancá-lo, mas como o queria aproveitá-lo para outro fim, tive de o arrancar com um torrão relativamente grande para a planta não sentir muito a mudança, tarefa que requereu algum trabalho. Comecei por retirar as canas, abrir uma cova em volta do jasmim e lá consegui retirá-lo.



Por fim faltava tapar o buraco e recolocar as canas no lugar. 


Entretanto passei no horto e comprei mais Salvinia sp porque todas as plantas que tinha no ano passado morreram, e estou em crer que deveria tê-las recolhido antes do inverno porque terá sido o frio que fez com que apodrecessem. Comprei umas quantas plantas, e rapidamente se propagarão com grande facilidade. Também coloquei uns pés de jacintos de água (Eichhornia) , veremos se eles se desenvolvem. 


Salvinia sp

Sem comentários:

Enviar um comentário