terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A alimentação

Quando adotei as primeiras tartarugas, a dona entregou-mas com a comida que lhe dava, os camarões - chamam-lhes Gammarus - eu chamo-lhe camarões, e foi isso que comecei por dar-lhe, mas desde logo me surgiu uma pergunta - se na natureza uma tartaruga aquática nunca que comeria um camarão, por que raio é que se lembraram de vender isso nas lojas de animais como sendo a comida indicada para tartarugas? Uma coisa é certa elas adoram aquilo, mas gostar também não é sinónimo de ser a coisa mais acertada certo? As crianças também adoram bolos, chocolates, bebidas açucaradas, batatas fritas, e todos concordamos que isso estará longe de ser a alimentação mais apropriada. Ainda por cima aquilo são basicamente cascas de camarão seco, não estou a ver aquilo a ser a coisa mais nutritiva que possam comer, ainda por cima para alguém que passa por ano vários meses sem comer no período da hibernação.


Hoje em dia, e após várias alterações de dieta ao longo do tempo dou-lhe coisas tão diferentes como ração própria para tartaruga, ração para gato bebé, granulado para peixes, alimento vivo que apanho lá por casa como caracóis, grilos, gafanhotos, e ainda têm à disposição as plantas aquáticas que se reproduzem muito rapidamente e que algumas delas adoram devorar, e é como tudo, umas gostam mais de umas coisas, outras de outras. Tenho diferentes espécies, tartarugas adultas, juvenis, umas mais carnívoras ou omnívoras ou mais ou menos adeptas do vegetariano, acho que convém é variar. Mas não são animais muito esquisitos!! As de manchas vermelhas, por exemplo, acho mesmo que comem qualquer coisa que encontrem!!

Mas fica a dica em jeito de curiosidade, e ainda por cima em tempos que o dinheiro não abunda, é sempre possível arranjar comida de borla e que elas adoram, bem mais até que a ração! Estou a falar de caracóis!! Pode-se ver no vídeo que fiz como elas mal vêem o animal ficam completamente malucas para o comer!! Basta deixar o bicho na água - no vídeo eu dificultei-lhe um pouco a vida para ter mais piada claro! - que rapidamente o caracol transforma-se em bolo alimentar de tartaruga ;)  e elas ficam a olhar com cara de "- não há mais?"

Sem comentários:

Enviar um comentário