segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A quem entregar uma tartaruga?

Seja porque já não têm instalações suficientes para a sua tartaruga aquática, ou porque a vida deu muitas voltas e agora o animal de estimação é um empecilho, ou por outro motivo qualquer, muitas pessoas confrontam-se constantemente com o que fazer com uma tartaruga que já não podem ou não querem ter?

A solução mais evidente para muitas pessoas é pegar no animal e deixá-lo num qualquer curso de água e além de terem o problema resolvido ainda ficam satisfeitas pois acham que acabaram de libertar o Willy!
Só que isso é o que NUNCA se deve fazer em caso algum. Estamos a falar de animais exóticos vorazes que vão prejudicar a nossa fauna, muitas vezes concorrendo diretamente com as nossas espécies de si já ameaçadas por causa da destruição dos seus habitats.

- O que fazer então?

Como é lógico a primeira coisa é procurar junto dos nossos contactos se alguém estaria interessando em ficar com o animal,  e foi assim que, por exemplo, que eu adotei as primeiras tartarugas. E hoje em dia esse trabalho até está muito mais facilitado com o recurso da internet, porque rapidamente as pessoas fazem passar a mensagem por todos os seus amigos e conhecidos nas redes sociais, ou podem colocar um anúncio em sítios de vendas, ou doar num fórum da especialidade onde há sempre alguém interessado em adotar.

- Mas e se mesmo assim não se arranjar quem fique com o animal?

Bom, em último recurso existem sempre entidades oficiais preparadas para o efeito que acolhem os animais. Não são muitos, nem sequer cobrem minimamente todo o território nacional, mas se for o caso também se pode contactar para o Serviço de Proteção  da Natureza e do Ambiente (SEPNA) que eles também encaminharão o animal para um desses centros.

De qualquer das formas aqui ficam os contactos dos Centros de Receção Oficiais onde podem ser entregues as tartarugas exóticas: 

ICNF
secretariado.cd@icnf / 213507900 / Lisboa

RIAS
rias.aldeia@gmail.com / 927659313 /Olhão

Parque Biológico de Gaia
geral@parquebiologico.pt / 227878120 / Gaia

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
rndsj@aveiro-digital.net / 234831063 / Aveiro

Reserva Natural do Paúl de Arzila
rnpa@icnb,pt / 239980500 / Coimbra

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
rnscm@icn.pt / 281510680 / Castro Marim

Reserva Natural do Estuário do Sado
Praça da República / 265541157 / Setúbal