segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A quem entregar uma tartaruga?

Seja porque já não têm instalações suficientes para a sua tartaruga aquática, ou porque a vida deu muitas voltas e agora o animal de estimação é um empecilho, ou por outro motivo qualquer, muitas pessoas confrontam-se constantemente com o que fazer com uma tartaruga que já não podem ou não querem ter?

A solução mais evidente para muitas pessoas é pegar no animal e deixá-lo num qualquer curso de água e além de terem o problema resolvido ainda ficam satisfeitas pois acham que acabaram de libertar o Willy!
Só que isso é o que NUNCA se deve fazer em caso algum. Estamos a falar de animais exóticos vorazes que vão prejudicar a nossa fauna, muitas vezes concorrendo diretamente com as nossas espécies de si já ameaçadas por causa da destruição dos seus habitats.

- O que fazer então?

Como é lógico a primeira coisa é procurar junto dos nossos contactos se alguém estaria interessando em ficar com o animal,  e foi assim que, por exemplo, que eu adotei as primeiras tartarugas. E hoje em dia esse trabalho até está muito mais facilitado com o recurso da internet, porque rapidamente as pessoas fazem passar a mensagem por todos os seus amigos e conhecidos nas redes sociais, ou podem colocar um anúncio em sítios de vendas, ou doar num fórum da especialidade onde há sempre alguém interessado em adotar.

- Mas e se mesmo assim não se arranjar quem fique com o animal?

Bom, em último recurso existem sempre entidades oficiais preparadas para o efeito que acolhem os animais. Não são muitos, nem sequer cobrem minimamente todo o território nacional, mas se for o caso também se pode contactar para o Serviço de Proteção  da Natureza e do Ambiente (SEPNA) que eles também encaminharão o animal para um desses centros.

De qualquer das formas aqui ficam os contactos dos Centros de Receção Oficiais onde podem ser entregues as tartarugas exóticas: 

ICNF
secretariado.cd@icnf / 213507900 / Lisboa

RIAS
rias.aldeia@gmail.com / 927659313 /Olhão

Parque Biológico de Gaia
geral@parquebiologico.pt / 227878120 / Gaia

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
rndsj@aveiro-digital.net / 234831063 / Aveiro

Reserva Natural do Paúl de Arzila
rnpa@icnb,pt / 239980500 / Coimbra

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
rnscm@icn.pt / 281510680 / Castro Marim

Reserva Natural do Estuário do Sado
Praça da República / 265541157 / Setúbal

46 comentários:

  1. Olá. Tenho uma tartaruga pequena, cerca de 10cm, mas vou estar fora do país durante algum tempo e não tenho quem cuide dela. Por isso gostava de a entregar a alguém ou entidade que pudesse cuidar dela. Obrigda.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde

    Tenho em casa duas tartarugas que comprei para a minha filha à +- 5 anos, acontece que agora já não tenho condições para as manter em casa, por isso gostaria de as entregar a quem possa cuidar delas.

    Para o feito, solicito a vossa ajuda para encontrar uma entidade que as possam receber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , tenho 4 tartarugas aquáticas que preciso doar,sou de Mauá São Paulo SP.
      Se alguém puder me ajudar entre em contato pelo tel: 11 97308-5326 falar com Leandro.

      Eliminar
  3. Esqueci-me de dizer que as 2 tartarugas se encontram na cidade da MAIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António,

      Envie-me fotografias das tartarugas que eu posso divulgar entre várias pessoas, e aqui mesmo no blogue e no fórum, porque há sempre quem esteja interessado em adotar.
      Pode-me contactar para: konigvs@gmail.com

      Eliminar
    2. Olá
      Tenho uma tartaruga que queria doar, gostaria de saber se ainda recebe?

      Deixo o meu contacto 910008280

      Aguardando

      Eliminar
    3. Alguém para doar tartarugas? Tenho um lago exterior com todas as condições necessárias. 916282067

      Eliminar
  4. Boa noite,
    Tenho duas tartarugas, uma com cerca de 5 anos e outra com 3, e têm cerca de 20 e 10cm, respetivamente. Infelizmente já não temos condições para as manter. Gostaríamos de as entrega a quem as conseguisse tratar delas, somos de Lisboa.
    Deixo o meu mail, para entrarem em contato: sara.mrosario@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Que tipo de tartaruga? Ainda as possui.

      Se sim, gostaria que me contactasse.

      Fico a aguardar
      Noémia

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Tenho uma tartaruga aquatica com 12 cm para dar zona Charneca de Caparica.
      Alguem interessado?

      Eliminar
  6. Já tenho a minha tartaruga de estimação. Uma família que não tinha como cuidar me deu a outra e essa por sua vez está batendo na minha. Não sei se são espécies diferentes ou se o aquario está pequeno...Assim deixo o meu email aos interessados. Posso enviar foto por lá. analuciarantes@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma tartaruga aquatica com 12 cm para dar zona Charneca de Caparica.
    Alguem interessado?Meu email é htiane@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde
    Vou emigrar e por essa razão infelizmente já não posso ficar com a minha adorada pandora que me tem acompanhado nos últimos 5anos, por essa razão queria encontrar um bom lar para ela se alguém com condições poder acolhê - la adoraria ela tem 20cm posso entregar lá na zona margem sul/Lisboa e norte se for perto da minha residência e a pessoa tiver carrinha dou o aquário dela obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu email é bragol_1990@hotmail.com pff ajudem me a arranjar-lhe um lar ela é muito dócil tem aquário grande com móvel

      Eliminar
  9. Olá!

    Tenho uma tartaruga, a Rita, que ficou muito grande para o aquário que possuo e que posso ter. Ela deve ter uns 10 cm de carapaça pelo menos. Gostaria de saber se há alguém interessado em adoptá-la e que tenha condições para a ter. O meu mail é tiagoazevsantos@gmail.com.

    Obrigado! (a Rita tb agradece)

    ResponderEliminar
  10. Esqueci-me de dizer há pouco que sou da zona de Aveiro-Coimbra

    ResponderEliminar
  11. Bom dia tenho duas tartaruga marinha , só que agora não estou podendo ficar com elas queria dor a las , elas ficam dentro de um aquário , moro rio de Janeiro meu tel 21969138089

    ResponderEliminar
  12. tenho um casal de tartarugas terrestre creio que elas estão com uns 20 anos de idade quero doa-las a alguem que tenha como cuidar bem pois sempre tive muito cuidado e carinho e já não tenho mais espaço para elas se alguem tiver interesse deixo meus tel. para contato 11-2961-5844 e 11-2553-5688 email nivaldoprevidelli@bol.com.br estou na zona leste de são paulo

    ResponderEliminar
  13. Dou as melhores condições possíveis para tartarugas !!Adoto/aceito tartarugas tenho ótimas condições para elas ,garanto melhor qualidade do que os outros anúncios ,especialmente em nível de habitat,posso mandar fotos aos interessados !! Já tenho 13 dos 7-27 cm e todas se são mt bem teria todo o gosto de adotar as suas se já não tem espaço para elas!! Qualquer tipo de tartaruga seja terrestre ou aquática pois tenho ótimas condições para as duas!!! Se alguém tiver para doar contacte me pois tenho ótimas condições , posso enviar fotos e especificações do local! zetoagostinho@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,

    Tenho 2 tartarugas Tartarugas Hieroglíficas, há pelo o menos 3 anos e gostaria de achar alguém que pudesse dispensar tempo, carinho e um melhor habitat para elas.
    Embora me tenha esforçado ao longo de 3 anos, para lhes dar o lar ideal, não tem sido fácil...
    Recebi as no meu aniversario e na altura achei piada, assumindo assim o compromisso, porem neste momento, já não me é possível ficar com elas .

    Se alguém estiver interessado e que tenha obviamente condições para elas, estou disposto a ir ver sua nova casa.
    Moro na margem sul e posso deslocar-me uns 150Km sem stress.

    Neste momento elas têm 15 cms e estão bem constituídas.
    Posso enviar fotos aos interessados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ulisses,
      Se quiser envia-me as fotografias das tartarugas, e dá-me mais especificações, e eu coloco uma mensagem oferecendo as suas tartarugas a quem quiser adotar.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  15. Ola Sr. Konigcs,

    Envio as fotos para a onde?

    ResponderEliminar
  16. Envie-me para o e-mail: konigvs@gmail.com
    e falamos por lá ;)

    ResponderEliminar
  17. Boa Tarde Ulisses,
    Ainda tem as tartarugas para doação?
    Tenho um lago para tartarugas.
    Aguardo por uma resposta para o email: duna8988@gmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Ola! Sou de Japeri-Rio de Janeiro. Se alguém tiver para doar tartarugas aquáticas, jabuti e cágado pescoço-de-cobra, terei muito prazer em acolher quem está precisando de um novo lar. Quem tiver ligue: (21)97617-6389 CLARO / (21)99585-7260 VIVO / (21)97957-2079 TIM. Desde já agradeço! Ana Lucia.

    ResponderEliminar
  19. Olá, ofereceram a minha filha uma tartaruga (falsa do mississipi) mas ñ temos condições de tê-la em casa. Alguém interessado em cuidar dela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Viviane,
      De onde é? Se for de Portugal, envia-me umas fotografias que eu coloco um "post" no blogue para doação. Bom resto de domingo.

      Eliminar
  20. Olá, tenho uma tartaruga a 3 anos e já mede uns 20 cm. Neste momento, não tenho condições de ficar com ela. Gostava de doar a quem cuidasse bem da nossa Ninja, pois está a ficar muito grande... se alguém estiver interessado diga. Somos do Seixal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Se quiser tire umas fotografias e envie-me para o email que eu partilho aqui no blogue ;) Boa sorte

      Eliminar
    2. Boa tarde ainda tem a tartaruga? Adapta-se bem no interior e exterior? Estava interessada, obrigado

      Eliminar
  21. Boa tarde,
    Tenho uma tartaruga com cerca de 5 anos. Eu morava no Porto, mas no final do ano passado mudei-me para Lisboa para uma casa mesmo muito pequenina e estou sem condições para que ela se mantenha comigo.
    Gostava de arranjar alguém que ficasse com a minha Phoenix e a tratasse bem, pois tenho mesmo muito pena de não poder continuar a cuidar dela.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou interessada pode enviar contato móvel para falarmos?

      Eliminar
    2. Ligue-me por favor para o 963676109. Se me ligar amanhã, que seja por favor a partir das 14h. Obrigada!

      Eliminar
  22. Olá boa noite eu moro na Amora Seixal e gostava de adotar uma tartaruga ou duas no caso de ser um casal.
    Tenho um jardim bastante grande e sempre me fascinou este animal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula. Ainda interessada? Tenho um casal p oferecer. Moro perto da expo. Queira contactar pelo 964536159.

      Eliminar
  23. Sou nova aqui é gostava de adotar uma tartaruga.se houver alguém que não possa continuar a ter a sua tartaruga, porque cresceu ou não tem tempo para cuidar, não abandone, eu teria todo o prazer em cuidar.
    Contacto paula.aires66@gmail.com

    ResponderEliminar
  24. Gostaria de adoptar uma tartaruga fêmea de ouvido vermelho. Acabei de descobrir que a que eu tenho é um macho.

    Fico a aguardar. Deixo contacto 919686040
    Noémia

    ResponderEliminar