quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Tomar fôlego

No mês passado deixei aqui a minha dúvida sobre afirmar-se que quando as tartarugas abrem a boca trata-se de um bocejo. Eu mantenho a minha opinião, acho que não tem nada a ver com sonolência mas com outra coisa qualquer, o mais correto no meu modesto entender seria dizer-se que a tartaruga está a "tomar fôlego".

No video que recolhi hoje, onde desta vez até se pode ver que a tartaruga primeiro abre ligeiramente a boca, e só depois a abre completamente como se estivesse a inspirar para encher os pulmões de ar. Normalmente isto não acontece, é um reflexo muito rápido, que demora um ou dois segundos, mas também como disse anteriormente, por norma consegue-se prever que elas o vão fazer, e é precisamente por observar os sinais que dão que o vão fazer, que consigo recolher fotografias, e hoje até fiz um vídeo.


2 comentários:

  1. Todas elas fazem isso ou é só essa? A minha abre assim a boca mas eu sempre achei que era uma atitude agressiva em relação a mim, tipo ameaça... "não te aproximes!" É que ela é muito agressiva e se puder arranca-me as pontas dos dedos... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Eu estou em crer que todas o fazem porque já apanhei diferentes tartarugas a fazê-lo. Mas este fenómeno é diferente de quando as pessoas pegam nelas e elas como que sopram e abrem a boca, e podem até mesmo morder se conseguirem porque agem em defesa. Este abrir a boca do vídeo é diferente, elas estão cá fora a apanhar sol, e de vez em quando fazem-no.
    Muita gente na internet refere como sendo um bocejo, eu acredito que seja por outro motivo que não "sono"!

    ResponderEliminar