quinta-feira, 27 de março de 2014

O livro que procurava

Há já algum tempo que andava de olho no livro "A tartaruga verde de água doce" de Inês Freire de Andrade de 1994. Finamente encontrei usado num site de vendas de usados e a um preço muito acessível.


É verdade que hoje em dia, qualquer pessoa pessoa tem acesso à internet, e pode de imediato pesquisar e reunir imensa informação, mas a verdade é que se diz muita coisa na internet, muitas vezes também muitos disparates, por isso mesmo, convém sempre cruzar a informação das várias fontes. Mas não há nada como pegar num livro de quem investigou a fundo o tema.


Este livro, já com vinte anos, é um belo manual prático, que informa tudo, desde a montagem e manutenção do aquaterrário, fala os diversos tipo de alimentação, tem uma extensa lista de doenças e as formas de tratar, hibernação, procriação, etc. Tudo mais orientado para a espécie mais vendida na altura (e entretanto proibida de ser comercializada em Portugal) a Trachemys scipta elegans, mas que grande parte da informação genérica, serve também para qualquer outra tartaruga aquática. 

O livro teria sido mais útil quando quando adotei as duas primeiras tartarugas e nada sabia sobre os cuidados mais básicos, mas mesmo hoje, com anos de experiência, dará sempre jeito ter um manual bastante detalhado sobre o tema à mão. 

5 comentários:

  1. Esse livro é super interessante... quando passo à beira dos livros dou uma espreita mas nunca vi um de tartarugas. E se vi,que nao me lembro, sao caros...
    Tiveste imensa sorte, pelo que li, tem tudo o que a gente precisa.

    ResponderEliminar
  2. Os livros em Portugal infelizmente são caríssimos, e se forem técnicos então ainda pior! Comprei um livro de jardinagem recentemente (novo) mas só porque a editora estava a fazer 50% de desconto senão nem pensar! Depois diz-se que se lê pouco pudera. Assim só mesmo comprando usado, e às vezes encontram-se verdadeiros achados como este livro.
    Eu comprei por metade do preço, mas ainda tens este livro no OLX por 4€ ;) Tendo em conta que está há muito esgotado, até é aceitável.

    ResponderEliminar
  3. Realmente é um axado...
    Eu estou a guardar as paginas da revista caes e companhia...sempre é melhor que nada.

    ResponderEliminar
  4. Este livro deve ser muito bom.

    dre_pt

    ResponderEliminar
  5. Estimado, gostaria que me contactasse para miguel.vergamota@hotmail.com por causa de 2 tartarugas. Obrigado.

    ResponderEliminar