quarta-feira, 15 de março de 2017

Os Ensinamentos do Simpósio Internacional

Quase quatro anos depois de ter estado no Simpósio Internacional sobre a defesa e conservação de tartarugas de água doce, realizado no Parque Biológico de Gaia, eis que me chegou agora agora, um pequeno livro que compila as apresentações dos palestrantes, portugueses e estrangeiros. 



Este simpósio fazia parte do programa do projeto LIFE+Thechemys que visava travar a perda de biodiversidade das nossas duas espécies de tartarugas de água doce (cágados) associado à presença das espécies exóticas invasoras que são libertadas no meio ambiente por parte dos donos de animais de estimação, e que tantos efeitos nefastos trazem ao meio ambiente. 

Relembrar que as tartarugas exóticas Trachemys, estão na listagem das 100 piores espécies invasoras!! A situação é realmente muito complicada. Portanto, relembro, se tem tartarugas exóticas em casa, nunca as abandone no meio ambiente! Nunca!

Eu, que não era investigador, nem estudante do tema, mas sim um mero leigo interessado pelo assunto, retirei muitos ensinamentos, sobre uma triste realidade que a maioria das pessoas desconhece. E tenho agora esses ensinamentos (muitas vezes extremamente técnicos) compilados para poder consultar se assim o entender e a recordação de três dias bem passados. 


Sem comentários:

Enviar um comentário