segunda-feira, 20 de abril de 2020

Será das Hormonas?

Agora que tenho estado por casa por causa da pandemia, tenho tido oportunidade de estar mais de perto com as tartarugas e tenho tentado que as três mais novas se habitem mais comigo para que entretanto as possa ver cá por fora, o que, para já, não tem sido possível.

Mas o que por estes dias me chamou a atenção foi o comportamento da tartaruga maior que tenho. Apanhei-a, mais do que uma vez a, estranhamente arrancar bocados de relva e depois abre a boca e também já a apanhei a bater fortemente os maxilares, fazendo um barulho.

Já há algumas semanas que ela foi a primeira a começar a andar em volta do espaço, desassossegada, querendo escapar, porque é chegado o tempo de elas tentarem encontrar parceiro para nidificar. Será que este comportamento de arrancar relva e bater com os maxilares também será desta fase de hormonas aos saltos?








1 comentário: