sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Duas Tartarugas Para Adoção - Zona de Lisboa



Estas duas tartarugas têm cerca de cinco anos e estão disponíveis para adoção na zona de Lisboa. Interessados contactem a Ana Sobral (editado: as tartarugas já foram adotadas)!

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Um Novo Cato no Espaço

 É assinalável como em dez anos o espaço das tartarugas foi mudando. Das paredes brancas e do terreno só com areia e o lago, muito foi evoluindo e as plantas crescendo. Relva relva à volta do lago e as heras cobriram totalmente o muro e a rede.

E há algumas semanas plantei um novo cato no espaço das tartarugas bem como um papiro. O papiro está dentro de um vaso sem furos porque sendo uma planta palustre pode assim estar sempre com água e basta ir acrescentando. Ficou a servir de decoração, não se depois posteriormente ali ficará ou não. Eu adoro estes papiros mas também é preciso cuidado com a geada, e que cai lá em minha casa no Inverno, como aconteceu neste Janeiro e que até me matou algumas plantas. 

O cato que plantei da espécie Cereus peruvianus monstrose já tem bom tamanho (que parece minúsculo quando comparado com o grande junto do lago, e poderá assim por ali crescer mais livremente. Como poderá crescer bastantes metros creio que depois será uma questão ir cortando o que for necessário. Aqui ficam mais algumas fotografias:




domingo, 29 de agosto de 2021

Tartaruga para Doar - Torres Vedras / Lisboa



O Filipe contactou-me para ajudar na divulgação para tentar encontrar novo dono para a sua tartaruga, que acreditar ser da espécie Mauremys reevesii e que terá à volta de quatro anos.

Editado: a tartaruga já foi doada. 

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Duas Tartarugas a Dar à Luz ao Mesmo Tempo!


 Por estes dias chegava junto do lago e - surpresa! duas tartarugas, as que estão comigo há mais tempo, ambas, cada uma do seu lado a cavar para enterrar os ovos. Fiz um curto vídeo com vários momentos para partilhar aqui:


Depois delas terem regressado ao lago, cuidadosamente removi a areia e retirei um total de dezassete ovos. E a curiosidade de ver que as tartarugas também não se medem pelos ovos: a mais pequena põe ovos maiores que a tartaruga maior.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Tartaruga para Adoção - Porto

Tartaruga com cerca de três anos para adoção. 

Editado: A tartaruga já tem novo dono. 


quinta-feira, 1 de julho de 2021

Duas Tartarugas para Adoção - Castelo Branco

 Duas tartarugas para adoção, da zona de Castelo Branco para quem tiver condições com lago exterior. Os animais têm mais de dez anos. Interessados contactem para o e-mail: alinesuica@hotmail.com

segunda-feira, 28 de junho de 2021

As Mais Novas cá Fora

 Eu tenho sete criaturas mas, até ao momento acho que ainda não as consegui fotografar todas cá fora porque, mal me aproximo, as mais novas atiram-se para a água e por efeito de sugestão todas as imitam, ficando no máximo as duas mais velhas cá fora, mas muitas vezes até só mesmo uma. 

Ainda assim nestas fotografias o máximo que consegui foram cinco tartarugas cá fora, faltando, por coincidência, ou não, os dois machos. 



segunda-feira, 21 de junho de 2021

Fuga para... a Queda!

 Tinha estado a remover os ovos que umas das tartarugas depositou no ninho que fez na areia e, eis senão quando, outra tartaruga, a maior de todas, vem toda lançada para fugir!

O muro tem cerca de trinta centímetros e veja como, se tivesse um ponto de apoio nas patas traseiras, conseguiria facilmente transpô-lo. Portanto, não facilitem porque as tartarugas são peritas na arte de escapar. 

domingo, 30 de maio de 2021

Pseudemys Cocina - Adoção Porto

A Pipoca tem cerca de dois anos e, apesar de estar num aquário grande, o dono entende (e bem) que o ideal  para esta tartaruga que ofereceram ao filho seria ir para um lago exterior. 

Editado: a tartaruga já foi adotada. 



sábado, 24 de abril de 2021

Procura-se dono para Testudo Hermanni - Alentejo

O David, que é de Montemor-o-Novo (Alentejo) deixou um comentário aqui no blogue, dando conta que tem uma tartaruga terrestre adulta, espécie Testudo Hermanni e procura pessoa conhecedora da espécie que lhe possa proporcionar melhores condições. 

Interessado podem contactar para: davidperdigao@gmail.com

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Tens um Lago Exterior e Queres Adotar Tartarugas?

Ora bem, como têm reparado, nestes últimos tempos, aqui o blogue tem-se transformado quase numa espécie de ONG especializada na adoção de tartarugas. Todos os meses, quando não é todas as semanas, lá me vão chegando pedidos de pessoas que, por este ou aquele motivo, não podem mais manter as suas tartarugas, e depois, como sabem, aqueles centros de acolhimento, como por exemplo aqui no grande Porto, o Parque Biológico de Gaia, deixaram de as acolher porque fisicamente já não têm condições para mais. Contudo, muitas pessoas há, que têm lagos exteriores (como eu) e que vão fazendo esse quase serviço público de se disponibilizar para acolher esses animais exóticos que, ainda por cima (e bem) se têm vindo a tornar ilegais aos olhos da lei. 

Então lembrei-me do seguinte. Pedia a todas as pessoas que têm boas condições e gostariam de acolher mais tartarugas que me contactassem por e-mail (konigvs@gmail.com) deixando o vosso contacto e localização (cidade), bem como fotografias dos vossos espaços, e eu, posteriormente, criarei uma publicação inamovível aqui no blogue, com todos os esses dados, para que, quem por aqui passar, possa contactar diretamente com a pessoa que gostaria que acolhesse as suas tartarugas, ainda que eu também possa continuar a divulgar aqui as as tartarugas que vão sendo disponibilizadas para adoção.

Aproveito desde já, para aqui deixar os primeiros contactos das pessoas que me contactaram, disponibilizando-se para acolher tartarugas:








quarta-feira, 31 de março de 2021

Quem Quer Adotar a Rebeca? Zona Lisboa

Quem tiver interesse em adotar a Rebeca, de oito anos, poderá contactar o Patrick...
Editado: a tartaruga já foi adotada.


segunda-feira, 22 de março de 2021

Tartaruga de 13 Anos para Doação - Gaia

O Carlos está à procura de quem queira adorar esta tartaruga de treze anos, no sentido de encontrar alguém que possa proporcionar melhores condições ao animal, nomeadamente um lago exterior. 

Editado: a tartaruga já foi doada. Obrigado a todos que se disponibilizaram para a acolher. 



sábado, 20 de março de 2021

Duas Tartarugas com 17 Anos para Doação - Sintra

A Ana tem estas duas tartarugas de 17 anos para doar. 

Editado: As tartarugas já foram adotadas. Obrigado a todos que se mostraram disponíveis para adotar.



quarta-feira, 10 de março de 2021

segunda-feira, 8 de março de 2021

Tartaruga para Adoção - Lisboa

Mais um pedido de divulgação para adoção de uma tartaruga com três anos na zona de Lisboa.

Editado: a tartaruga entretanto já foi doada.
 


terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Duas Corcundas para Adoção

 A Hilda, de Lisboa, contactou-me no sentido de tentarmos encontrar novo dono para as suas duas corcundas: a Speedy, que a tem há oito anos e tem uns 15cm e a Tata um pouco mais pequena. Mantem-nas num aquário improvisado na varanda do apartamento mas, logicamente o ideal seria estarem num lago com boas condições. 

Aqui ficam algumas fotografias das meninas:

Editado: As tartarugas entretanto já foram doadas. Obrigado a todos os que demonstraram interesse em acolhê-las.


sábado, 13 de fevereiro de 2021

Ao Sol de Fevereiro

 Aos poucos o gelo de janeiro e a chuva e o vento fortes vão amainado e as temperaturas em fevereiro, aos poucos, começam a subir. Ontem chegaram aos dezoito graus e prevê-se que ultrapassem os vinte amanhã. Tempo de vir cá para fora a aquecer a carapaça!







Entretanto o bichano que tinha separado aparte porque não me parecia muito bem, depois de subir a temperatura da água, rapidamente voltou ao comportamento normal e até começou a comer e voltei a recolocá-lo no lago porque as temperaturas estão a subir e pode apanhar bastante sol.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Arranjos no Espaço e Tartarugas de Volta ao Lago


 Aproveitando que tinha retirado as tartarugas do lago depois daqueles dias gélidos em que congelou inclusive a superfície do lago, resolvi arrancar a relva que tinha nas beiras do lago. Inicialmente ainda escarifiquei mas depois optei por uma solução mais radical. Arranquei tudo, e plantei graminha brasileira porque não crescerá tanto em altura e será mais fácil aparar. Vamos ver como resulta. 

Entretanto voltei a colocar as tartarugas, com a exceção do macho mais pequeno, porque comecei a notar que o seu comportamento não era  muito normal. Então coloquei à parte, aqueci a água, fui limpando os olhos que estavam inchados e um dia depois já estava muito ativo de novo e a comer. Felizmente não passou de um susto mas cheguei mesmo a temer o pior.