segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As instalações

Ora bem, as instalações mais ou menos ideais para uma tartaruga exótica aquática, pelo menos como eu as concebo,  não são num aquário ou numa bacia improvisada como eu havia feito inicialmente quando as adotei. Uma tartaruga exótica aquática precisa desde logo de bastante água e como bom réptil de sangue frio que é, precisa de bastante exposição solar, e ter também algum espaço terrestre disponível. Daí que a minha ideia sempre foi, assim que tivesse possibilidade, criar um espaço minimamente decente exclusivamente para elas, com um lago com algum espaço em volta.




E foi então que quando comecei  com as obras de restauro da minha casa, destinei um espaço bem generoso para elas. Era um retângulo com cerca de 18m2, virado a sul, junto ao passeio na esquina da garagem. Estiveram lá nesse espaço por vários anos, antes mesmo do início das obras e da construção dos muros, e a vedação foi improvisada com umas tábuas e blocos, com várias fugas pelo meio –  e aprendi à minha custa que as tartarugas são excelentes trepadoras e peritas em fugas – até que só bem mais tarde, em 2010, já com muros prontos é que iniciei com os trabalhos da colocação do lago e consequentes modificações.  

Mais algumas fotos de 2009 e 2010:











Mais uma vez a bacia, desta feita enorme, não sei, mas deveria levar uns 100 litros, umas pedras, e o terreno todo livre à volta para fazerem a sua caminhada livremente!

Sem comentários:

Enviar um comentário