segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Instalação do lago

Quando pensei em construir o lago equacionei várias hipóteses, desde fazer uma coisa ao meu gosto em betão, usar tela que é provavelmente o método mais económico, ou então comprar um lago em PVC que só implicaria basicamente cavar um buraco e metê-lo lá dentro. E acabou por ser esta última opção que acabou por prevalecer.

A primeira questão foi: onde encontrar lagos em pvc à venda? Fui a várias lojas de artigos de jardim e nenhuma loja tinha, até que me indicaram o nome de uma grande loja na Maia e a verdade é que tinham lá diversos lagos, de diferentes tamanhos, formatos, espessuras e como é lógico de diferentes preços. Acabei por comprar um lago com a capacidade de 500L. 


Acabou por ser este mesmo que comprei. O que estava ao lado até tinha um formato mais apelativo, e o material seria mais resistente, mas por outro lado tinha uma capacidade bem inferior por um preço bastante superior. Lago comprado, vinha agora a parte chata. Retirar o que estava feito e cavar! 



Primeiro comecei por tirar as medidas ao lago e delimitei a zona com cordas para me poder orientar e seguidamente pôr mãos à obra! 




Seguidamente abri uma pequena vala para servir de esgoto e ligar o lago a uma caixa onde instalei um passador para abrir/fechar a água que por gravidade saía e serve para ser reaproveitada para me regar o jardim no verão por exemplo. O jardim agradece uma vez que a água das tartarugas é bem nutritiva!



Buraco cavado, seria preciso agora criar uma espécie de almofada para que o lago ficasse bem acondicionado no fundo, visto que no fundo estava tudo cheio de de pedras que com o peso de 500kg poderia a meu ver originar fissuras o que não dava jeito nenhum. Como mais vale prevenir dei-me ao trabalho de crivar terra que até tem partículas bem mais pequenas que a própria areia que eu tinha e acho que resultou bem.


E estava o maior trabalho feito, faltava agora só colocar o lago no sítio e ver se estava tudo bem.


E o mais difícil estava feito!

5 comentários:

  1. Olá Andreia!
    Onde é que vives? É que esse teu "Oi" soa-me a Brasil!
    Bom resto de fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Tem funcionado bem o lago assim instalado (enterrado)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem, mas se fosse hoje não optaria por este tipo de lago. Pensaria em cimento ou provavelmente tela.

      Eliminar
  3. E como faz a manutenção da água? Tenho um lago igual ao seu e estava a pensar fazer algo semelhante mas fico com dúvidas sobre como fazer a "reposição" da água? Neste momento não está enterrado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho uma bomba de água e quando acho que devo mudar, transfiro-a para um depósito (para rega) e muitas vezes quando chove aproveito a água da chuva para encher o lado.

      Eliminar